Veja a matéria do Diário da Manhã, desta sexta-feira:
Goiânia: paraíso dos radares e multas
46 mil motoristas foram notificados por avançar o sinal vermelho, 45 mil por trafegar em faixa preferencial do transporte coletivo
Elpides Carvalho
A velocidade de veículos registrada por 178 radares espalhados pela Capital, incompatíveis com ruas e avenidas da cidade, lavrou 314 mil multas apenas de janeiro a novembro do ano passado. Já outros 46 mil motoristas foram notificados por avançar o sinal vermelho e 45 mil por trafegar na faixa preferencial do transporte coletivo, segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT).
Na Avenida Universitária, antiga Rua 10, Setor Leste Universitário, dos 178 equipamentos eletrônicos existentes, 30 deles estão instalados na via. O local é monitorado por radares capazes de fiscalizar várias infrações de uma única vez. Os condutores ao utilizarem a terceira faixa da avenida, que é de uso exclusivo dos ônibus, podem ser multados. Os carros só devem trafegar pela via, quando necessitar realizar conversão na primeira rua à direita ou acessar garagens e estabelecimentos, explica a SMT.
Em breve também será concluída a instalação de mais 18 radares ao longo dos 5,7 quilômetros da Avenida T-63. Os fotos sensores ficarão distribuídos pelo Setor Pedro Ludovico (2), Setor Bueno (4), Jardim América (9) e três no Parque Anhanguera. Por enquanto, apenas nove equipamentos eletrônicos de fiscalização estão em fase de conclusão e, de acordo com a SMT, as obras devem terminar na próxima semana, quando ainda haverá a aferição dos equipamentos por técnicos do Inmetro.
A secretaria garante que, após a aferição, os fotos sensores serão ligados, quando iniciará o período educativo. A data para o começo desta fase ainda será definida e divulgada com antecedência para a população, afirma o comunicado do órgão. O objetivo da fiscalização eletrônica, segundo a SMT, é flagrar condutores que desrespeitarem as faixas de exclusividade dos ônibus, velocidade permitida da via e avanço de semáforo.
A fiscalização no Corredor T-63 será como o que ocorre atualmente no Corredor Universitário, seja em relação às faixas da via exclusiva do transporte público, quanto aos semáforos. A SMT destaca que o projeto da prefeitura prevê 14 faixas preferenciais que, juntas, somarão 102 quilômetros.
O corredor da Avenida 85 também já está sendo implantado e recebendo sinalização. A pista de exclusividade dos ônibus partirá da Rua Urú, no Setor Parque Amazônia, passando pelas avenidas Feira de Santana, S-1 e 85, até chegar à Praça Cívica, no Setor Central. Os próximos locais que vão receber as faixas de ônibus são a T-7, T-9, avenida 24 de Outubro e Independência, conclui a nota.