segunda-feira , 25 novembro 2024
GoiâniaImprensa

TRE de Goiás, que vai julgar pedidos do PMDB, PT e PSB para censurar e fechar o blog 24Horas, está hoje na vanguarda da defesa da liberdade de expressão

Várias representações eleitorais foram impetradas no Tribunal Regional Eleitoral com pedido de censura ao blog Goiás 24 Horas, pelo PT, PMDB e PSB.

Duas já foram arquivadas. Uma, resultou em uma liminar, concedida pelo juiz Ayrton Fernandes dos Santos, impondo censura ao blog através de ordem para a retirada de posts que mencionam o PMDB, o PT e até falam em assuntos que nada têm a ver com esses partidos ou com política – como, por exemplo, uma nota que comemora um recorde de acessos ao 24Horas.

Mas o que é importante mesmo vem agora: quatro dos sete juízes do TRE deram despachos, nas representações principalmente do PMDB e PT, negando as liminares requeridas para censurar o blog ou mesmo para retira-lo da internet. São eles: Marcelo Arantes de Melo Borges, Walter Carlos Lemes, Wilson Safatle Neto e Fábio Cristovão de Campos Faria.

Esses juízes, em seus despachos denegatórios, adiantaram argumentos que são fundamentais para a garantia e manutenção da liberdade de expressão em Goiás. Senão vejamos:

1 – Veículos de comunicação escrita estão liberados para publicar notícias ou opiniões abonatórias ou desabonatórias a autoridades e candidatos (jurisprudência do TSE).

2 – A interferência da Justiça Eleitoral em sites da internet deve ser a mínima possível, salvo em caso de páginas mantidas por candidatos ou partidos (o que não é o caso do blog 24 Horas). Aqui, também, trata-se de jurisprudência do TSE.

3 – Criticar políticos e autoridades não configura crime eleitoral (mais uma vez: jurisprudência do TSE) e

4 – A liberdade de expressão é um bem sagrado dos regimes democráticos.

Todas essas quatro teses foram levantadas nos despachos dos quatros juízes eleitorais que ou negaram as liminares para censurar e fechar o blog 24 Horas ou determinaram o arquivamentos de dois processos que postulavam medidas de exceção contra o blog.

O TRE, portanto, está na vanguarda das liberdades públicas em Goiás. Ao contrário do PMDB, do PT e do PSB.

Artigos relacionados

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...

Goiânia

Racha no PP: Sob o comando de Alexandre do Baldy, membros da sigla gravam apoio a Mabel

Fato A briga interna sobre o apoio do PP em Goiânia parece...

Goiânia

Médica veterinária atua com medicamentos vencidos e vai parar no xilindró

Fato Uma médica veterinária foi parar no xilindró após atuar com medicamentos...

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...