É quase certo que PT e PMDB vão jogar em lados opostos nas eleições de outubro. A prova é o que ocorreu no encontro de hoje, no Diretório do PMDB: os dois partidos praticamente se atracaram um contra o outro.
O PT só abre mão de apresentar Antônio Gomide se Iris Rezende assumir a cabeça de chapa em duas semanas. Agora, o que diz o grupo irista: apenas em maio o ex-prefeito de Goiânia pode assumir, de fato, se está ou não na disputa.
As cúpulas do PT e PMDB, em vez de avançar, estão agora numa situação pior do que antes. A frase de Samuel Belchior, presidente estadual do PMDB, divulgada no twitter, pela jornalista Mirelle Irene, sintetiza bem: “Saio desta reunião mais preocupado do que entrei”.
Subdividido em dois grupos, nos que apoiam Friboi e aqueles que preferem esperar pela decisão de Iris Rezende, o PMDB nem dará mais ouvidos aos movimentos do PT.
Um dos peemedebistas que esteve presente na reunião e fez cara de paisagem confessou: “Saquei a do PT: quer tudo, Goiânia, Anápolis, governo, depois dão um chute no PMDB, como vira e mexe e já faz. Vai ter que ser do nosso jeito”.
Como o PT quer lançar Antônio Gomide, resta ao partido arriscar cada vez mais uma estratégia sem consentimento de Iris Rezende e a parte do partido que apoia Friboi. Assim, as duas alas antagônicas peemedebistas estão hoje descontentes com o PT.
Na análise do encontro de hoje, parece que o PT é o que mais perde. Permanece um quadro inalterado nas pesquisas: nem Gomide nem Friboi, o pré-candidato do PMDB, ameaçam Marconi Perillo. O tucano surfa nas pesquisas realizadas até agora. Entretanto, como Iris, o governador não assumiu a disputa. A repercussão da reunião do PT e PMDB foi negativa na imprensa. No site Mais Goiás, que publicou reportagem do jornalista Welliton Carlos sobre a reunião, a tese é de que os dois partidos “bateram cabeça de novo”. E o PT, na leitura do portal, nem tem candidato competitivo ainda, pois Gomide seria um desconhecido.
A aposta é que parece irreversível o choque entre os dois partidos – e o PMDB estaria com a faca e o queijo, enquanto o PT apenas a pose.