Foi aprovado na Câmara Municipal de Goiânia nesta terça-feira o requerimento em que os vereadores enviam nota de repúdio contra a declaração do prefeito de Carlos Barbosa (RS), Fernando Xavier da Silva (PDT), na qual ele associa uma hipotética migração de “baianos e goianos” ao fim da “tranquilidade e qualidade de vida” do município, localizado na Serra Gaúcha.
A proposta foi apresentada pelo vereador Djalma Araújo (SDD), que é natural da Bahia e habitante de Goiânia por mais de 40 anos. Para Djalma, as declarações do prefeito são desrespeitosas e fere a pluralidade que forma a cultura brasileira. “O prefeito deveria ter o mesmo respeito que os goianos têm aos gaúchos habitantes em Goiás. Acreditamos que esta declaração seja um pensamento isolado e que não reflete a mesma opinião dos cidadãos do estado”, afirma.
O vereador lembrou que as declarações do prefeito já estão na internet, sendo acessada por milhares de pessoas, especialmente goianos. “É lamentável tal atitude já que os gaúchos são recebidos como o maior respeito em nosso Estado. São bem vindos”.