quarta-feira , 27 novembro 2024
GoiásImprensa

Editorial de O Popular diz que “IDEB foi boa notícia para Goiás, mas infelizmente não para o restante do país”

Em editorial, neste sábado, o jornal O Popular – o mais importante meio de comunicação do Estado – ressalta que “a boa notícia que chegou para Goiás, infelizmente, não foi a mesma para o restante do país. As notas do IDEB de 2013 caíram em 16 Estados e subiram apenas em 9, com Goiás na liderança”.

O jornal acredita que “a melhoria do ensino médio na rede estadual, que tem 90% das matrículas do Estado, indica um passo importante de uma longa caminhada que é a da conquista da qualidade do ensino”.

Veja na íntegra o editorial de O Popular:

Ensino médio

O ensino médio da rede estadual de Goiás conquistou o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), criado em 2005 para avaliar a qualidade do ensino das redes pública e privada nos ensinos fundamental e médio, e divulgado a cada dois anos. A rede estadual subiu do 5º lugar para o 1º lugar de 2011 para 2013, conforme dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC).

A boa notícia que chegou para Goiás, infelizmente, não foi a mesma para o restante do País. As notas do Ideb de 2013 caíram em 16 Estados e subiram apenas em 9, com Goiás na liderança. Com isso, nacionalmente a qualidade do ensino médio teve leve queda no período, com o recuo de 3,4 para 3,2.

A melhoria do ensino médio na rede estadual, que tem 90% das matrículas do Estado, indica um passo importante de uma longa caminhada que é a da conquista da qualidade do ensino no Brasil. Esse crescimento foi o segundo consecutivo, pois já havia saído da 16ª colocação, em 2009, para a 5ª em 2011.

O compromisso com a educação de qualidade é vital para a continuidade do crescimento econômico do Estado e o resgate de um direito dos nossos jovens. Apesar da notícia boa, a nota média ainda é baixa (3,8), o que mostra quanto ainda precisa ser feito para que a avaliação dos alunos suba para a nota ideal, que é 6. Por isso, é fundamental que esse trabalho continue no próximo governo, independentemente de quem vencer as eleições.

[vejatambem artigos=” 40687,40701,40708,40710… “]

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....