segunda-feira , 21 abril 2025
Goiânia

Elias Vaz detona Paulo Garcia por aumento no IPTU: “A máscara caiu e discurso de ‘justiça social’ foi abandonado”

O vereador Elias Vaz já comprou a briga contra o reajuste abusivo do IPTU em 60%, anunciado hoje pela prefeitura de Goiânia.

Em nota, Elias afirma que a máscara da prefeitura caiu e que o objetivo de Paulo Garcia é apenas aumentar a arrecadação do Paço Municipal.

“A estimativa é de que a arrecadação aumente R$ 180 milhões somente em 2015. Todo este dinheiro sairia diretamente do bolso dos proprietários de imóveis”, diz o vereador.

Leia a nota de Elias Vaz:

Nota pública do vereador Elias Vaz sobre o projeto de aumento do IPTU/ITU

Cai a máscara da Prefeitura de Goiânia: a nova proposta de aumentar no ano que vem o IPTU/ITU em 57,8% para todos os contribuintes deixa clara que a verdadeira intenção é aumentar a arrecadação. O discurso da “justiça social” foi abandonado no caminho repleto de falta de transparência na hora de discutir com a sociedade qual é o imposto justo a se pagar.

A estimativa é de que a arrecadação aumente R$ 180 milhões somente em 2015. Todo este dinheiro sairia diretamente do bolso dos proprietários de imóveis.

A Prefeitura quer ainda já deixar aprovado outro aumento, de 29,7%, a ser aplicado em 2016. Significa dizer que o aumento acumulado nos próximos dois anos será de quase 100%. Isso não é justo com o goianiense, que certamente não terá este acréscimo na renda pessoal ou familiar. Isto é, para dizer o mínimo, ignorar o poder contributivo do cidadão.

Igualar todos os contribuintes – dos mais ricos aos mais pobres – é o pior cenário que poderíamos ver. Esta atualização linear da planta de valores ignora qualquer critério técnico. Joga no lixo todo o trabalho da comissão que elaborou a planta e certamente está punindo donos de imóveis que teriam reajuste menor que 57%.

A Prefeitura diz que não tinha aumento de 4.000% mas também não revela a planta elaborada pelos técnicos do município. Permanece a falta de transparência e bom senso.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: filho com problemas psiquiátricos mata mãe a facadas

Goiânia Um homem, que não teve o nome divulgado, matou a própria...

Goiânia

Indústria das multas de Mabel preocupa motoristas de app em Goiânia: “Estão destruindo nosso trabalho”

Insegurança e medo A criação de uma verdadeira indústria das multas, gerida...

Goiânia

Mabel cobra empresários sobre o lixo, mas ignora o caos nos cemitérios públicos de Goiânia

Descaso Enquanto o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, protagoniza confrontos públicos e...