sábado , 16 novembro 2024
GoiásImprensa

Mídia estadual ignora o maior fenômeno popular desde a queda de Collor: os protestos de rua

Um balanço dos jornais diários neste início de semana mostra um forte descompasso entre a cobertura dos da imprensa nacional e a da imprensa estadual.

Jornais como O Globo, Estadão e Folha focam a onda de protestos contra o transporte coletivo, nas capitais brasileiras, atribuindo ao fenômeno um quê de insatisfação popular com a situação nacional.

Os principais jornais do país estampam nas primeiras páginas que os protestos contra os preços das passagens de ônibus, e em repúdio à ação da polícia nas passeatas realizadas até agora, entraram de vez na lista de prioridades de governos estaduais, municipais e federal.

Reportagens ressaltam o tom de urgência e preocupação no tratamento e reação às manifestações. Análises reforçam a ideia de que governantes, principalmente da área federal, temem que as passeatas se alastrem pelo país.

Enquanto isso, placidamente, veículos regionais como O Hoje, Diário da Manhã e O Popular se dedicam nesta segunda-feira à cobertura de um evento ainda longínquo, a sucessão estadual de 2014.

A mídia goiana, nesta segunda-feira, ignora o tema dos protestos, e dedica espaços nobres a reportagens, colunas e artigos que tentam antecipar cenários ou posicionar de forma um pouco mais qualificada discursos e personagens que até o momento se apresentam ao eleitorado, de olho no cargo de governador no ano que vem.

A principal coluna das segundas-feiras, Cena Política, de Fabiana Pulcineli, em O Popular, passa longe do assunto dos protestos e aborda fatos vencidos.

Os protestos contra o transporte coletivo, em todo o Brasil – e Goiânia foi talvez a primeira cidade onde eles ocorreram –, estão sendo considerados como os mais importantes desde que a juventude foi às ruas para ajudar na destituição do presidente Fernando Collor.

Mas não para a imprensa de Goiás.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...