Veja matéria publicada no portal 730 sobre a manchete do jornal A Rede desta semana:
Oposição implode: Iris veta Friboi; PMDB veta Iris e PT veta PMDB
Capa do periódico expõe dificuldade de articulação para as eleições de 2014 por parte dos partidos que fazem oposição do governo Estado. Pesquisa Serpes mostra desejo da população pelo novo e rejeita nomes apresentados até o momento
O Jornal A Rede deste domingo (21) traz um raio-x do cenário político goiano visando as eleições de 2014, com foco no governo do Estado. O texto assinado pelo jornalista Nilson Gomes detalha os problemas enfrentados pela oposição, fala da relação de mestre e discípulo entre Iris Rezende e Paulo Garcia, e ainda uma análise do não de Marconi à reeleição, que na verdade se trata de um veemente sim.
A pesquisa realizada pelo Instituto Serpes e publicada pelo Jornal O Popular no decorrer da última semana gerou uma crise interna dentro dos partidos co-irmãos PT e PMDB. Marconi demonstrou força e apareceu à frente de Iris na simulada e na espontânea. Os índices expostos demonstraram que não será fácil eleger Iris Rezende, mas a tarefa é ainda menos difícil do que tornar o empresário Júnior Friboi governador de Goiás.
Uma possibilidade para os dois partidos é lançar o prefeito de Goiânia Paulo Garcia (PT) como candidato ao governo. Com isto, Iris concorreria ao Senado. O formato poderia dar uma vitória tranquila ao peemedebista na corrida ao Congresso e ao mesmo tempo impulsionar o petista na disputa contra Marconi. Lembrando ainda, que a prefeitura de Goiânia voltaria às mãos do PMDB.
A pesquisa do Serpes deu números para o que se sabia: todos os órgãos públicos estão massacrados na opinião do povo. Entre os entrevistados, 76,3% querem novidade na política e 63,7% rejeitam os nove nomes apresentados até o momento: Marconi, Iris, Vanderlan Cardoso, Ronaldo Caiado, Antônio Gomide, Júnior Friboi, Paulo Garcia, Samuel Belchior e Giuseppe Vecci. A reportagem apresenta três nomes que poderiam ser considerados ‘novos’ neste cenário: os deputados estaduais Bruno Peixoto e Fábio Souza, além do prefeito de Jataí, Humberto Machado.
O governador Marconi Perillo finalmente se pronunciou sobre uma provável candidatura a reeleição em 2014. O tucano afirmou que dificilmente será candidato, mas como o Jornal A Rede já havia adiantado na última semana, se trata de uma estratégia. Sem as tarefas típicas de quem está em campanha, Marconi fica com o tempo livre para seguir trabalhando no governo e abre espaço para possíveis pretendentes trabalhar às bases em busca de apoio.