sexta-feira , 26 abril 2024
GoiâniaImprensa

Paulo Garcia inventa a obra Casas Bahia e entrega ciclovia em parcelas

Veja matéria do jornal O Popular:

 

Foto: Ricardo Rafael

Avenida T-63

Ciclovia é dividida em 2 etapas

Proposta da Prefeitura é entregar a primeira parte até o dia 24. Trecho restante das obras não tem previsão para ser iniciado

Vandré Abreu 15 de outubro de 2013 (terça-feira)

Com as obras da ciclovia da Avenida T-63 atrasadas em todas as partes, a Prefeitura fala em inaugurar uma “primeira etapa” até o aniversário de Goiânia, no próximo dia 24. O trecho prometido compreende a 3,3 quilômetros, saindo do Setor Parque Anhanguera e terminando na Praça Wilson Sales, no Setor Nova Suíça. O reinício das obras se deu na semana passada, com cerca de 15 funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob) trabalhando em dois turnos. Os trabalhos na ciclovia da T-63 estavam parados desde o início de julho.

Até agora, apenas servidores especialistas em marcenaria têm atuado na ciclovia. O serviço tem sido a marcação, com madeiras, da pista por onde passarão as bicicletas. No final da tarde de ontem, o madeiramento havia sido feito em uma quadra e meia da Avenida T-63, ou seja, mais de 2 quilômetros ainda faltam ser marcadas. Após isso, o trecho recebe o asfaltamento já pigmentado e, posteriormente, as sinalizações e pinturas.

A assessoria de imprensa da Semob salienta que promete apenas a finalização da sua parte para o dia 24 deste mês. A ciclovia se trata de uma obra conjunta, cujo projeto é realizado pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Coordenador de Corredores Preferenciais e Bicicletas Públicas da CMTC, Sávio Afonso afirma que todo o projeto já foi finalizado e entregue, restando apenas a obra, de responsabilidade da Semob. Após isso, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) deve fazer a sinalização da ciclovia.

Uma ponte metálica, feita com materiais reaproveitados na Semob, ainda será implantada na transposição ao Córrego Cascavel, enquanto uma ciclorrota será feita no viaduto. No entanto, para a primeira etapa, apenas a ponte será implantada. Afonso conta ainda que a Comurg também já realiza a revitalização da Praça Wilson Sales, onde será instalado um paraciclo, que é uma espécie de estacionamento para as bicicletas, com maior segurança.

No trecho já finalizado, com 700 metros, não há o uso por ciclistas e a pista já sofre deteriorações. Ao todo, a ciclovia terá cerca de 11 quilômetros, ao custo de R$ 3,3 milhões do Tesouro Municipal. Ainda não há qualquer previsão para o que seria a segunda etapa da obra, que seria até o fim da Avenida T-63.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...