sexta-feira , 26 abril 2024
GoiâniaImprensa

Professora Luana Luterman, no Jornal Opção, sobre novela: “Avisa à Globo que a atrasada é ela”

Veja trecho de matéria do Jornal Opção sobre a novela Em Família, da Rede Globo:

Luana Alves Luterman, que é doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professora no curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Inhumas, assim como a personagem fictícia Maria, também viu ao primeiro capítulo de “Em Família” e, como a última, achou um absurdo. Via Facebook, a professora conversou com a reportagem acerca do tema. Para ela, ao apontar para o estereótipo da selvageria e primitivismo goianos, a novela se descontextualiza.

A pergunta feita foi: “Ana­li­sando o discurso empregado pela novela, quem é o goiano?”.

Eis a resposta de Luana: “Para nós, goianienses (me sinto assim, apesar de carioca na identidade), como espectadores, é ainda pior, pois sabemos que não estamos em terras tão longínquas e ermas as­sim. Aliás, onde há grande sertão, se as veredas são multifacetadas pela grande rede que nos globaliza? Se considerarmos a visão dos neocolonizadores internos, RJ, SP, com certeza temos aqui um safári, seja cultural ou territorial. É difícil generalizar ou estereotipar, pois muitos goianienses também vão se posicionar favoravelmente aos neocolonizadores internos. Porém, no século 21, com certeza não vivemos isolados, [a cidade de] Goiás não é dis­tante de Goiânia, nossos meios de transporte não se restringem a burros ou cavalos, como a novela retratou no primeiro capítulo que vi.”

A professora considera estapafúrdia a abordagem cultural, que, de acordo com ela, apresenta os goianos como uma população autóctone, sem contato externo, retrógrada nas ações e pensamentos sobre o amor, romântico e ideal, imaculado e sagrado. “É pre­ciso avisar à [Rede] Globo que temos muita Valesca Popozuda por aqui. Ah, sim, o amor romântico é retrógrado, rsrsrsrs… e eu moro em Goiás. É preciso avisar à [Rede] Globo que a atrasada é ela”, aponta.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...