segunda-feira , 20 janeiro 2025
Goiás

Caiado ressalta confiança em José Eliton como estratégia para inviabilizar futuro do vice

A estratégia do deputado Ronaldo Caiado para dar o troco no vice-governador José Eliton, indicado por ele para o cargo, mas hoje totalmente ligado ao governador Marconi Perillo, ficou clara em declarações que ele, Caiado, deu nesta segunda-feira ao repórter Charles Daniel, do diário O Hoje.

Segundo o repórter, “cautelosamente”, Caiado faz questão de deixar bem claro que “ninguém vai expulsar José Eliton do DEM”. Em seguida, Caiado elogia o vice-governador e diz que “ele é homem de confiança do partido, que o indicou para o cargo”. Não haveria motivo para alguém, no DEM, alimentar algum tipo de descontentamento com José Eliton, prossegue o deputado ruralista.

Mas, para quem sabe ler, um pingo é letra. Fica claro que Caiado, ao elogiar o vice e até ressaltar que o partido confia nele, não quer dar motivo para que José Eliton venha a mudar de partido alegando falta de ambiente ou perseguição por parte do DEM.

Eliton é advogado militante justamente em Direito Eleitoral e a ele bastaria um fiapo para que viesse a tecer um bom arrazoado para justificar a sua mudança de partido. Caiado, que não é principiante em política, não vai dar nenhum motivo e, se quiser, o vice-governador vai ter de ser arriscar buscando outra legenda – e ainda existe controvérsia sobre se um vice-governador, por se tratar de mandato executivo, perderia o mandato ao mudar de partido ou se essa punição só recairia sobre mandatos parlamentares.

Se sair do DEM, o bicho pega (o partido iria à Justiça propugnar a perda do seu mandato), se ficar no DEM o bicho come (para a próxima eleição, o partido ou não se coliga com o PSDB ou, mesmo coligando, não indica José Eliton, que não tem nenhum tipo de controle sobre a agremiação).

O vice-governador está numa sinuca de bico. E a vingança de Caiado, que se considera traído nessa estória toda, vai se consumando.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...