sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Em silêncio, CMTC aprova resolução que dobra o próprio faturamento e fecha de vez os olhos para as maracutaias do transporte coletivo

Na última reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), o prefeito de Goiânia e presidente do colegiado, Paulo Garcia (PT), pegou o bonde do reajuste da tarifa de ônibus para aprovar também uma resolução que dobra o faturamento da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) – cujo presidente e a maioria dos diretores ele indica.

A CMTC tem sido muito criticada, nos últimos anos, por fechar os olhos para os abusos cometidos pelas empresas que administram o transporte coletivo da Grande Goiânia. A CMTC, por exemplo, nunca protestou contra as empresas por elas eventualmente tirarem ônibus de circulação. Também nunca as multou quando o número de viagens cai de forma deliberada – o que causa superlotação dos ônibus.

Antes, a CMTC era financiada com 1% do faturamento da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Esse valor subiu para 2%, sem que o reajuste significasse mudança na postura dos fiscais da companhia. Pelo contrário: enclausuraram-se ainda mais e agora fazem vista grossa, mais do que nunca, à sem-vergonhice das empresas.

O Ministério Público – com atraso de um mês – pediu nesta segunda-feira que o aumento no repasse à CMTC seja suspenso. Vamos ver se a Justiça acata o pedido.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...