terça-feira , 25 fevereiro 2025
Goiânia

Ministério Público acusa “dream team” de presidentes da Comurg de praticar atos de improbidade administrativa

O Ministério Público do Estado propôs ação civil contra o presidente da Comurg, Ormando José Pires, e três ex-presidentes: Waguinho Siqueira, Luciano de Castro e Paulo de Tarso Batista. O “dream team” da Comurg é acusado de praticar ato de improbidade administrativa ambiental. No cerne da ação está o manejo irregular de resíduos no Aterro Sanitário de Goiânia – que, convenhamos, nunca mereceu o nome de Aterrão. É lixão mesmo.

Em decorrência dos danos ambientais supostamente causados pela irresponsabilidade do quarteto nos últimos sete anos, o MP pede que paguem multa de R$ 20 milhões.

O MP quer a condenação dos acionados, conforme a Lei n° 8.429/92, pelos atos praticados contra os princípios da administração pública, devendo ser feito o ressarcimento integral do dano, e que ainda sejam penalizados com a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração do agente e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por de três anos.

“A irregularidade na coleta, problemas na contratação e manutenção de caminhões para o transporte, que geram acúmulo de resíduos nas ruas e na área de transbordo são alguns dos problemas corriqueiros nos noticiários locais”, afirma, no texto da ação, o promotor Juliano de Barros Araújo.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: pacientes são roubadas dentro da UPA do Jardim Itaipu, em Goiânia

Sem hora nem lugar A violência em Goiás já passou de todos...

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...