sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Processo da construtora Orca estava parado havia dois anos na prefeitura. Depois de “contratação” de servidora, tramitou em 72 dias

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada na Câmara de Vereadores de Goiânia para investigar fraudes na liberação de alvarás para construtoras mal começou a tomar depoimentos e já tem muita gente com a peruca em pé.

A Incorporadora Orca, por exemplo, deve muitas explicações ao goianiense.

Depois de juntar informações nas oitivas de servidores do Paço Municipal, os vereadores descobriram que a Orca pode ter lançado mão de um velho expediente para acelerar a tramitação de seus processos: a “contratação” de servidores públicos que trabalham nos órgãos responsáveis pela análise e aprovação de documentos.

Uma destas servidoras é Kellen Mendonça Santos, renomada arquiteta que, além que prestar serviço para a burocracia municipal, também já emprestou o seu talento a pelo menos sete edições da Casa Cor Goiás.

Kellen foi contratada para tocar um empreendimento da incorporadora, cujo sócio majoritário é o senador  Wilder Morais (DEM). Antes, a documentação ficou parada por dois anos na Secretaria de Planejamento (Seplam) com a pasta praticamente vazia. Quando a ex-diretora assumiu o projeto, a juntada foi reunida em pouco mais de uma semana e aprovada em 72 dias.

Kellen assinou estudos arquitetônico e urbanístico para construção de três torres, com 480 apartamentos, na Avenida Olinda, no Setor Fazenda Gameleira, próximo ao Paço Municipal.

O então chefe da arquiteta, Douglas Branquinho, diz que não existe impedimento legal para que empreiteiras contratem funcionários da prefeitura para acelerar processos.

Douglas, no entanto, precisa admitir: pode não ser ilegal, mas é imoral.

A pergunta é: o então secretário Francisco Júnior, hoje deputado estadual, sabia dessa promiscuidade? E o ex-prefeito Iris Rezende?

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...