sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Apesar de estar ainda no começo, CEI das Pastinhas já explicou porque as grandes construtoras idolatram Iris e Paulo Garcia

Em 2012, durante a última eleição para prefeito de Goiânia, chamou a atenção do meio político o carinho dispensado pelas grandes construtoras a Paulo Garcia (PT), candidato a reeleição. Pode se dizer que o tratamento foi quase tão bom quanto o que recebeu Iris Rezende (PMDB) nas duas últimas vezes em que foi eleito para o Paço (2004 e 2008).

As gigantes do ramo imobiliário sempre configuraram entre os principais doadores de campanha do bloco PT-PMDB. A imprensa, de modo geral, nunca conseguiu compreender a real dimensão dessa amizade. Felizmente, a CEI das Pastinhas, criada pela Câmara Municipal, está ajudando a esclarecer os fatos.

Nós, jornalistas, pensávamos que a desregulamentação do Plano Diretor tinha bastado como pagamento pelo apoio de campanha. Mas a CEI, na sua fase inicial, mostrou que essas empresas também faturam com a frouxidão da prefeitura na liberação de alvarás para grandes empreendimentos.

Além de um flagrante desrespeito nos prazos, os manda-chuvas da prefeitura também vêm permitindo que os seus funcionários recebam, ao mesmo tempo, o salário pago pelo município e gorjetas polpudas pagas pelas construtoras. Exemplo disso é a arquiteta Kellen Mendonça Santos, que admitiu ter recebido R$ 10 mil para juntar documentos em um processo da Incorporadora Orca que ela própria era a encarregada de analisar na prefeitura.

Esse processo, em específico, estava parado havia dois anos, mas tramitou em tempo recorde (72 dias) depois que Kellen foi “contratada”.

A CEI, apesar de ainda estar no começo, já deslindou abusos graves. Tudo leva a crer que os empresários tomaram conta da área. Mesmo assim, estamos curiosos para saber aonde esse escândalo vai chegar.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...