sábado , 27 abril 2024
EleiçõesGoiânia

Aos 83 anos, Goiânia vive dilema de escolher entre dois candidatos a prefeito com estilos opostos

Nesta segunda-feira, dia em que Goiânia completa 83 anos, abre-se contagem regressiva para eleição do próximo prefeito da Capital, que acontece em 30 de outubro. A disputa mais acirrada dos últimos tempos opõe dois modos opostos de fazer política: o populismo messiânico de Iris Rezende (PMDB) e o estilo técnico e quase empresarial de Vanderlan Cardoso (PSB).

Há duas semanas, o meio político dava como certa a virada de Vanderlan sobre Iris. O instituto Veritá chegou a apontar o candidato do PSB meio ponto à frente do ex-governador. Foi quando, num ato de coragem, Iris abriu a artilharia contra o adversário. A investida teve eficiência inédita. Em todas as outras ocasiões em que Iris partiu para a pancadaria, caiu nas pesquisas. Desta vez subiu. Pesquisa Serpes/O Popular deste domingo mostra Iris 13 pontos à frente.

À exceção do fato de ter aprendido a bater em uma eleição, Iris continua o mesmo de sempre. Nas últimas semana, fez propostas tão absurdas quanto a de revolucionar o transporte coletivo de Goiânia em seis meses, feita na eleição de 2004. Desta vez, Iris garante que vai melhorar o serviço de ônibus “imediatamente”, consertar a prefeitura em 60 dias e zerar o deficit de vagas nos CMEIs. Propostas muito difíceis de cumprir, mas que seduzem o eleitorado.

Vanderlan assiste inerte aos ataques de Iris. É reticente nos momentos em que trata do apoio do governador Marconi Perillo (PSDB), o que incomoda o eleitor – que espera posições firmes do seu candidato. É brando ao falar das incoerências de Iris, que são muitas, e não joga a luz devida sobre o vice da chapa do PMDB, Major Araújo, que a julgar pela trajetória política de Iris tem grandes chances de herdar a prefeitura.

Iris hoje é o favorito, mas a eleição não está decidida. São seis dias até o reencontro com as urnas, em que a população renovará apostas para o futuro. Dois estilos de gestão estão em jogo. Resta saber se Goiânia optará por um candidato que, apesar de experiente, não se modernizou; ou um candidato que ainda precisa mostrar a que veio, a despeito do discurso firme e consistente.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...