O marqueteiro e financista Jorcelino Braga nunca ganhou uma eleição importante.
Mas, dirão os seus (poucos) amigos, ele não venceu com Alcides Rodrigues em 2006?
Venceu. Mas a eleição de Alcides foi a de um poste arrastado por um poderoso guindaste, no caso o governador Marconi Perillo, que literalmente levou Alcides pelas mãos até o Palácio das Esmeraldas. Marketing, se houve, só fez atrapalhar.
Sem Marconi, onde Alcides teria ido parar?
Em 2010, Braga perdeu duas vezes: no primeiro turno, com Vanderlan Cardoso, e no segundo turno com Iris Rezende. As campanhas foram idênticas, recheadas de falatórios sobre”filosofices” e lições sobre administração, eficiência, honestidade e até criatividade.
Bom pra dar sono no eleitor, mas não pra conquistar o seu voto.
Agora, Braga está com cadeira cativa no marketing eleitoral de 2014. Vai fazer a campanha de Vanderlan Cardoso ou, se esse retirar a sua candidatura, a de Ronaldo Caiado. Se os dois saem candidatos, um pelo PSB e outro pelo DEM, Braga fica com Vanderlan.
Se for com Vanderlan, vai ser outra campanha “dorminhoca”, aliás exigência do estilo mofino do empresário. Se for com Caiado, aí é diferente: o ruralista gosta de pancadaria e vai ser uma bateção só nos adversários.
O certo é que Braga vai tentar, no ano que vem, a vitória que nunca conseguiu.