sexta-feira , 15 novembro 2024
GoiásImprensa

Mais boas notícias na economia de Goiás. Em abril, a produção industrial goiana cresceu 8,2%

A economia goiana não para de dar boas notícias: em abril, a produção industrial de Goiás cresce 8,2%, segundo reportagem publicada em O Popular, neste sábado.

Os dados são do IBGE.

Veja a reportagem completa:

 

IBGE

Produção industrial goiana cresce 8,2%

Karina Ribeiro 08 de junho de 2013 (sábado)

Depois de um mês de março com desaceleração em praticamente todos os setores da indústria goiana, a produção voltou a dar sinais de força em abril – com crescimento de 8,2% se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano, o Estado cresceu 2,1% – o quinto maior índice do País, ficando atrás de Rio de Janeiro (6,1%), Bahia (4,9%), Rio Grande do Sul (3%), São Paulo (3%), Ceará (2,9%) – e permaneceu acima da média nacional (1,6%).

Após uma produção mais pacata no primeiro trimestre do ano, em função das férias escolares e compromissos com tributos como IPTU, o economista da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Cláudio Henrique, explica que as produções dos segundo e o terceiro trimestres são mais ativas. “A demonstração de bom desempenho já no primeiro mês do segundo semestre (abril) deste ano em relação ao mesmo período de 2012 é um bom indício ”, diz. Fator que, segundo ele, pode indicar tendência de crescimento maior ao longo dos próximos meses em relação a 2012.

Indústrias

As contribuições que mais influenciaram as atividades de produtos químicos é a maior fabricação de medicamentos. O presidente-executivo do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), Marçal Henrique Soares, explica que o Laboratório Teuto está ampliando a linha de produção no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Além disso, a Hipermarcas, em setembro de 2012, finalizou o processo de migração da produção dos produtos de São Paulo para Anápolis. Ele salienta ainda que, mês a mês, todas as indústrias estão crescendo, em média, até 9%.

A produção da indústria de alimentos e bebidas, que vinha patinando desde 2012, também dá sinais de recuperação. O diretor comercial da Martha´s Alimentos, Rafael Vasconcelos, lembra que entre o final de 2011 até o final de 2012, houve uma queda acentuada no consumo das famílias. Mas em abril contabilizou um aumento de 10% ante igual mês de 2012.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...