sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Juiz que derrubou Plano Diretor também condenou Paulo Garcia por improbidade (e com dolo)

Paulo Garcia: alvo de críticas da jornalista

Passou batido: quando a Justiça Estadual, há poucos dias, derrubou o novo Plano Diretor de Goiânia, o prefeito Paulo Garcia (PT), na mesma sentença, foi condenado por improbidade administrativa.

Paulo Garcia foi punido com a imposição de multa civil de 20 vezes o valor de sua atual remuneração porque, na condição de administrador público municipal, não deu publicidade ao projeto e deixou de convocar a população para audiências pública relacionadas a ele.

O juiz que condenou Paulo Garcia é Fabiano Abel de Aragão Fernandes, da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Goiânia. Segundo ele, o prefeito incorreu no artigo 52 do Estatuto da Cidade, que classifica como ato improbo a ausência de audiência pública no processo de elaboração e fiscalização do Plano Diretor, por parte do gestor municipal.

Mais grave: de acordo com o juiz, a conduta de Paulo Garcia no episódio do Plano Diretor caracterizou dolo genérico, ou seja, quando o administrado sabe ou deveria saber que o ato viola as obrigações presentes nas legislações, mas mesmo assim leva a efeito esse ato.

Segundo a denúncia do Ministério Público contra Paulo Garcia, que o juiz acatou, a ação do prefeito para aprovar o Plano Diretor foi dolosa em virtude da retenção de informações, exclusão de participação popular, ausência de debate da proposta e de integração entre os órgãos que representam a sociedade.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...