sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Dilma e Paulo Garcia lideram guerra inédita do poder público contra médicos

O cidadão que vive em Goiás deve ter observado que os jornais de circulação local e nacional vêm seguindo uma mesma pauta nas últimas semanas: a guerra sem precedentes do poder público contra a classe médica.

Quando se fala em poder público, leia-se prefeitura de Goiânia e governo federal, ambos administrados pelo PT. O prefeito Paulo Garcia e a presidente Dilma decidiram peitar a classe médica como nenhum outro agente político jamais ousou, e por conta disso ameaçam levar o sistema de saúde pública ao colapso.

O prefeito Paulo Garcia, apesar de neurocirurgião, trata a Saúde como a última de suas prioridades. Enfrenta crises na área desde que herdou o cargo do ex-prefeito Iris Rezende, e foi muito cobrado na campanha à reeleição pelo desmonte nos cais e postos de saúde.

Paulo e a interminável crise nos Cais foram elevados ao status de pauta permanente nos jornais e telejornais, até que o prefeito perdeu a paciência e decidiu jogar a culpa nos médicos, que segundo ele são negligentes no atendimento.

Bobagem. Quem já foi a um posto municipal sabe que é humanamente impossível atender a enorme demanda de pacientes naqueles muquifos mal gerenciados pela prefeitura. Não existe a mínima estrutura.

E Dilma? Dilma dispensa comentários. Decretou a importação de médicos cubanos e transformou saúde pública em moeda de troca para estreitar laços com o general Raúl Castro. Não deu importância para o fato de os médicos desconhecerem a língua portuguesa ou não possuírem, por ventura, qualificação suficiente.

Num segundo ato, encampou uma aberração chamada programa Mais Médicos, que acabou de vez com a paciência destes profissionais com a presidente da República. O curso de medicina passou de seis a oito anos e o estágio de dois anos no SUS agora é obrigatório.

Para finalizar, vetou dez pontos do Ato Médico e mutilou uma lei que havia sido discutida por especialistas no Congresso Nacional por longos onze anos. Foram doze substitutivos, muitos debates, mas nada disso sobreviveu à arrogância inquebrantável da presidente.

Dilma e Paulo Garcia lideram, juntos, um massacre do qual ninguém sairá vencedor. Pacientes continuam morrendo aos borbotões à espera de atendimento, mas a espera não tem fim. É interminável. É como esperar Godot.

Em comum, Dilma e Paulo Garcia têm também índices cada vez mais ridículos de aprovação. Talvez já seja reflexo dos equívocos praticados na Saúde, talvez não. Pode ser que o blackout no atendimento público seja apenas o prenúncio de dias ainda piores para os dois.

E, se assim for, não haverá UTI que recupere a popularidade de ambos.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...