sexta-feira , 23 outubro 2026
Goiás

Ministro diz ser juridicamente impossível cassar concessão da Enel em Goiás

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que “não é juridicamente possível” anular o contrato de concessão da empresa italiana Enel. O governador Ronaldo Caiado vem vendendo a tese de que vai cassar a concessão, respaldado por um projeto na Assembleia Legislativa.

De acordo com o jornal Valor Econômico, o ministro e o diretor-presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pipetone, fizeram reunião nesta terça-feira (26) para discutir o problema. Ainda de acordo com o jornal, o ministro afirmou que vem dialogando sobre a situação com a Aneel e o governo goiano.

De acordo com o Valor Econômico, a ação do governo goiano contra a concessão vem sendo acompanhada “com cautela” por investidores do setor energético. Eles alegam que se um Estado puder mudar as regras isso vai alterar toda a percepção de risco para as concessões de energia. O artigo 21 da Constituição prevê que a União é responsável pelo setor energético. A concessão é feita, em nome da União, pela Aneel, a única autoridade que pode determinar sua caducidade.

(com informações do site da Sagres 730)

Artigos relacionados

Goiás

Quase R$ 4 milhões são subtraídos das contas da Prefeitura de Mozarlândia. Suspeita é de tenha sido ataque hacker

Transferências Quase R$ 4 milhões foram subtraídos das contas da Prefeitura de...

Goiás

Rapper goiano é morto durante abordagem de PMs em Aparecida de Goiânia

Baleado O rapper Eugênio do Nascimento Neto, conhecido como Genera, foi morto...

Goiás

Jovem de 19 anos é morto por amigo após briga por ciúmes em Goiás

Homicídio Uma discussão motivada por ciúmes terminou com a morte de João...

Goiás

Jovem de Goiás é chantageada e forçada a fazer cortes no corpo após conhecer homem no Roblox

Jaraguá Uma adolescente de Jaraguá, na região Central de Goiás, foi ameaçada...