Uma das maiores comunidades negras do Estado de Goiás situa-se exatamente em Catalão, onde dá origem, inclusive, aos festejos anuais das congadas – conhecidas em todo o Brasil.
São mais de cinco de dezenas de ternos, cada qual com os seus líderes, todos negros, que desfilam pelas ruas da cidade desde 1876, sempre no mês de outubro – e, vale repetir, a maioria afrodescendentes.
Pois bem. Como o PMDB faz um encontro regional em Catalão no próximo sábado, pela manhã, um protesto está sendo organizado em frente ao auditório do Cesuc, onde os peemedebistas estarão reunidos – entre eles o líder da velha guarda do partido, Kid Neto, ex-secretário geral da agremiação, que postou no Twitter uma observação preconceituosa contra o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal.
“E pensar que Lula o nomeou por ser negro, o principal atributo de sua ascensão ao STF, agora age como preto”, escreveu Kid Neto em seu Twitter.
E o mais grave é que Joaquim Barbosa cumprimentou, sim, a presidente Dilma Rousseff. Kid Neto, além de racista, também é mal informado.
Os líderes das congadas de Catalão vão botar pra quebrar e protestar contra Kid Neto, no próximo sábado, na porta do Cesuc, local do encontro regional do PMDB.
LEIA MAIS:
Protesto contra corrupção e racismo pode atrapalhar encontro regional do PMDB sábado em Catalão
Catalão organiza protesto contra corrupção na porta do Cesuc, local do encontro regional do PMDB
Além de racista, Kid é mal informado: Barbosa cumprimentou Dilma, sim, esclarece a Folha de S. Paulo
Após ato de racismo, Kid Neto afirma que Joaquim Barbosa “não merece respeito”
Kid Neto diz que, ao negar cumprimento a Dilma, Joaquim Barbosa “agiu como preto”
Jornal Opção: liderança do PMDB goiano faz declaração racista contra Joaquim Barbosa
Blog repercute declaração racista de Kid Neto e pede providências ao STF