Reportagem publicada hoje no Diário da Manhã mostra os governadores que mais realizaram obras em Goiás. Pedro Ludovico, Marconi Perillo e Henrique Santillo lideram a lista.
Pedro Ludovico simplesmente fez Goiânia e a maioria das construções históricas. Também pudera: foi interventor e teve bastante tempo para gerir o Estado. Em seguida, Henrique Santillo e Marconi Perillo aparecem na lista. Santillo – ao contrário do que se diz – foi um dos governantes que mais fez por Goiás. A prova disso é seu pacote de investimentos no Estado: ele criou o Hospital de Urgências (Hugo).
Marconi Perillo, apesar de se conhecido pelos investimentos sociais (Bolsa Universitária, por exemplo), é o que mais fez depois de Pedro Ludovico: instituiu a UEG, o CRER, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, diversos restaurantes ‘Cidadão’, Vapt Vupt e a construção de rodovias.
Atrás de Marconi aparece Mauro Borges, que legou ao estado autarquias, como a Caixego e o BEG. Iris Rezende, que investiu em eletrificação rural, aparece depois.
Maguito Vilela e Alcides Rodrigues empatam na ruindade: deixaram apenas uma edificação cada um. E com recursos federais.