sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Nilson Gomes propõe distribuir bicicletas para estudantes e trabalhadores

Por enquanto, apenas nações desenvolvidas tomaram a iniciativa de distribuir bicicletas elétricas para a população. O jornalista e advogado Nilson Gomes analisa ser possível fazer o mesmo em Goiânia, para um público de trabalhadores e estudantes. Conforme as dificuldades do deslocamento, tanto as de terreno quanto as de ciclista, a bike seria a bateria ou somente a pedal.

Pré-candidato a prefeito pelo Democratas, Nilson fez o projeto “Vai dar pedal”. Segundo ele, a pandemia ressuscitou o transporte individual como alternativa para evitar contágio. A seu ver, não se pode comparar a mortes e sequelas da Covid 19, porém, é mais um legado trágico.

“Ir de carro ao trabalho e à escola é a pior solução de mobilidade, tanto que estava ficando tão brega quanto fumar”, considera o jornalista. “Mas o coronavírus pode deixar mais essa herança ruim, o de transformar o automóvel em fênix”, diz em referência à ave mitológica que morria e ressurgia das cinzas.

Nilson garante ter levantado os custos e conclui que o Município tem como bancar a distribuição das bikes: “Obedecidos os critérios para o benefício, mesmo com o bilhão que a Prefeitura vai ter de déficit em 2021, será viável distribuir bicicletas, inclusive movidas a bateria”.

Lembra que os gastos do poder público estadual e municipal com o sistema de transporte público são absurdos:  “Tudo para eles (os empresários do ramo) é subsidiado e ainda estão insistindo para a Prefeitura e o Estado lhes arrumarem R$ 100 milhões. Com esse dinheiro, é possível fazer 100 mil bicicletas, masculinas e femininas, movidas a pedaladas ou aceleradas”. A ideia do pré-candidato é, inicialmente, adquirir apenas algumas peças e, depois, fazer em Goiânia a bicicleta inteira.

“Vamos testar a criatividade do pessoal das startups e escolher a melhor e mais barata forma de produzir as bicicletas e distribuí-las”, planeja Nilson Gomes. Com a crise do pós-pandemia, prevê o pré-candidato, “será impossível dotar a cidade das ciclovias necessárias”.

Então, assegura que vai privilegiar o transporte sobre duas rodas: “Vamos dividir as vias e deixar para quem pedala o espaço seguro para deslocamento”. No seu mapa de faixa separada para bicicleta estão, até, as marginais: “Por que não? Quem viaja ao volante deseja ir mais rápido, mas quem está pedalando tem o mesmo direito”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...