sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

(Artigo) Vassil Oliveira: “Iris é o que o povo diz”

Em artigo publicado no site do Jornal Opção, o jornalista Vassil Oliveira, secretário de Comunicação da prefeitura de Goiânia, comenta o anúncio da aposentadoria política de Iris Rezende e da decisão do prefeito de não concorrer à reeleição.

Leia a íntegra:

“A história mostra que o prefeito Iris Rezende é um homem do povo. Em vários sentidos. Ele veio da roça, do interior, da mistura da gente goiana, curtido na lida diária de quem sabe plantar, colher e pegar no enxadão.

Construiu sua trajetória pegando na mão de todo mundo e abraçando as pessoas com sincera alegria. Firmou-se como um político que vai aonde o povo está e que sabe o que o povo quer. Daí a inequívoca sintonia.

Por conhecer o que o povo queria, construiu mil casas em um dia. Com o povo seguindo seu chamado, tocou governos marcados por obras essenciais (infraestrutura de base no Estado), decisões modernizadores (Fomentar como motor da industrialização), gestões austeras (pegando governos falidos e entregando administrações realizadoras e saneadas) e serviços públicos focados na qualidade de vida.

Nunca foi segredo para ninguém: é no meio do povo que Iris se realiza. E nos mutirões, nas frentes de serviço, nos comícios históricos (como o das Diretas Já), nos discursos marcantes, nas disputas nas urnas, nas entrevistas, no corpo a corpo do dia-a-dia da política.

É junto com o povo que ele caminha e comemora. Sem nunca ao povo creditar qualquer adversidade. Ele decide, ele assume o que faz: ao povo, agradece. Povo agradecido.

É ao povo que Iris conta histórias. Ele é um livro infindo de coisas pra narrar. Um fio puxa outro, uma palavra desperta uma lembrança, um fiapo de sorriso alcança um milhão de sentimentos.

Nos últimos tempos, com a pandemia, Iris e o povo têm se encontrado menos. Mas não dá pra dizer que a conexão foi perdida. Cada passo e cada ato do prefeito tem uma mensagem direta a cada um em particular.

Vejam que neste momento sua conversa com os goianienses é uma só: vai concluir as obras que começou nesta gestão. Este é o seu maior objetivo, faz questão de dizer. Porque não são obras para ele. São conquistas para a cidade.

Sem seu povo, Iris não é Iris, ainda que o encontro, como antes da pandemia, esteja adiado, com raras exceções, como outro dia, em evento para entregar caminhões para a Comurg. Ele foi completamente o que sempre é na essência. De corpo e alma.

Hoje Iris anunciou que não será candidato à reeleição. Na missão divina que recebeu na política, como gosta de falar, a oração é sua vontade primordial. “Praticamente nasci com a Bíblia na mão, cresci com a Bíblia na mão, nunca deitei sem fazer o meu culto”, explica.

A mãozona que protege Iris é a mesma que sempre cuida de carregá-lo nos ombros e no coração. A mãozona é sua razão de viver. É ela que faz a sua vida ser uma boa história na história da política. Uma história que continua.”

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...