quarta-feira , 24 abril 2024
Notícias

Central de Telemedicina de Aparecida já monitorou mais de 23 mil pacientes com covid

Em quase seis meses de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia já acompanhou mais de 23 mil pacientes diagnosticados com a Covid-19 por meio de sua Central de Telemedicina. Além disso, até esta segunda-feira, 21 de setembro, 660 pacientes dos grupos de risco já foram monitorados na cidade por meio de exames laboratoriais a cada 48 horas, tomografia e empréstimo de oxímetros. A estratégia de acompanhamento precoce e adequado dos casos positivos evita a transmissão do vírus, o agravamento da doença e os óbitos em decorrência de complicações pela infecção.

“A Secretaria de Saúde de Aparecida focou em três principais estratégias para enfrentar a Covid-19: testar, monitorar e cuidar. Nesse sentido, já realizamos mais de 112 mil testes do tipo RT-PCR, o melhor para diagnóstico da doença. São 190 testes para cada mil habitantes. Ou seja, oferecemos a melhor ferramenta que existe para o diagnóstico precoce e agimos rápido no monitoramento. Aqui em nossa cidade, assim que um paciente testa positivo, nossa equipe de Telemedicina começa a monitorá-lo. Ao menor sinal de agravamento, realizamos intervenções e caso necessário o encaminhamos para atendimento pessoal”, explica o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Atualmente, a Central de Telemedicina do município é composta por médicos, enfermeiros, dentistas e estudantes voluntários do curso de Medicina. Em média, semanalmente, cerca de 30 profissionais e estudantes ligam para os casos ativos de Covid-19 da cidade todos os dias da semana: “É um trabalho exaustivo, porém vejo que surte resultados. Como essa doença exige isolamento e assusta muito quem recebe o diagnóstico, as conversas diárias por telefone com nossa equipe são fundamentais para os pacientes. Por meio delas, realizamos orientações e os encaminhamentos necessários”, explica o médico e coordenador da Central de Telemedicina, Murillo Castro.

O profissional também destaca uma das principais vantagens clínicas dessa frente de trabalho: “Acompanhamos de forma muito próxima a evolução do quadro, permitindo intervenções eficazes de forma precoce. Definitivamente é um trabalho que salva vidas”. Segundo ele, a Central foi estruturada logo no início do enfrentamento, em abril, e desde então tem se aperfeiçoado: “São inúmeros os desafios e temos trabalhado com afinco para superá-los e melhorar cada vez mais nosso desempenho”.

Grupos de risco
Além do acompanhamento rotineiro via Central de Telemedicina, ainda no mês de junho, a Secretaria de Saúde desenvolveu um programa de monitoramento específico para os pacientes dos grupos de risco, isto é, idosos e doentes crônicos. Para esse público, assim que alguém recebe o diagnóstico da Covid-19, o município oferta 12 exames laboratoriais a cada 48 horas para acompanhamento de marcadores inflamatórios que demonstram a evolução da doença, além de tomografia computadorizada e empréstimo de oxímetros de pulso para o aferimento diário da saturação de oxigênio.

“Com esses recursos, nossa equipe consegue identificar indícios do agravamento dos doentes antes mesmo dos sintomas se intensificarem, intervindo de forma rápida e eficaz”, afirmou a enfermeira e também coordenadora da Central de Telemedicina, Érika Lopes. De acordo com ela, o programa já monitorou 660 pacientes. “Desse total, apenas 4% pacientes precisaram de internação e 1,3% necessitaram de UTI. São resultados bastante satisfatórios que contribuem muito para que Aparecida tenha um índice de letalidade bem abaixo do nacional. Enquanto no Brasil o percentual de mortalidade em decorrência da Covid está em 3%, em Aparecida está em 1,36%”, frisou.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: motociclista de app pega nas partes íntimas de passageira durante corrida

Fato Um motociclista de app foi parar no xilindró após pegar nas...

Notícias

Alexandre Moraes conclui que não há provas sobre o pedido de asilo na Hungria por parte de Bolsonaro

Fato • O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Notícias

Goiás violento: líder religioso estupra fiel ao dar carona para ela

Fato Um líder religioso estuprou uma fiel ao dar carona para ela,...