quinta-feira , 28 novembro 2024
Goiás

Friboi tenta ampliar o monopólio da carne e o Cade não deixa. Pecuaristas goianos comemoram decisão

Veja matéria publicada no Diário da Manhã:

 

Monopólio da carne : Cade decide contra JBS

Pecuaristas comemoram decisão do Conselho de congelar compra de frigoríficos

Diário da Manhã

Wandell Seixas

A decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de suspender o grupo JBS de fechar plantas ou partes de três unidades frigoríficas adquiridas no Acre, em Rondônia e no Mato Grosso “aliviou um pouco” as preocupações dos pecuaristas do Centro-Oeste.

Em Goiânia, o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Ricardo Yano, manifestou alegria com a posição do conselho, mas deixou claro que as manifestações contra a cartelização continuam. “Esta é apenas uma parte das conquistas”, acredita Yano, que pôs a SGPA “a serviço dos produtores em Goiás”, seguindo os exemplos do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Acre.

Segundo Yano, a manifestação pública dos agropecuaristas “contribui para os posicionamentos como o que acaba de ocorrer com o Cade”.

A bancada ruralista e a Frente Parlamentar da Agropecuária têm se reunido em Brasília com membros do Conselho. Na ocasião, demonstram preocupação com o aumento da concentração do setor no País. O próprio presidente do conselho, Vinícius Carvalho, reconhece que “a preocupação de que o JBS feche frigoríficos” foi transmitida pelos parlamentares ruralistas.

Em entrevista ao Diário da Manhã, o presidente da Associação dos Fazendeiros do Vale do Xingu (Asfax), Carlito Guimarães, foi taxativo: “Na região, os criadores são prisioneiros do Friboi.”

O presidente da SGPA, ao comemorar a decisão do Cade, demonstrou confiança em “novas conquistas” de ordem legal, entre elas, a democratização no financiamento a frigoríficos por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um organismo do governo federal.

Os pecuaristas se queixam, entre outras coisas, do problema de rendimento de carcaça e sua tipificação; como acabar com os calotes dos frigoríficos? É defendida por muitos também a criação de um fundo de marketing para a pecuária. Abertura de novos mercados e se vale a pena criar uma agência reguladora da cadeia de carne. Segundo Miguel Cavalcanti, do BeefPoint com sede em São Paulo, “a questão do rendimento e peso de carcaça é muito séria e antiga. Peso é básico e mostra como a confiança anda desgastada entre esses dois elos da cadeia. Além do peso de carcaça, é fundamental criar um padrão brasileiro de toalete, de limpeza da carcaça”. O sistema, em sua opinião, vai aumentar a transparência. No processo de falência, o prejuízo é incalculável para os pecuaristas, que recebem com anos de atraso e na hora do pagamento, um boi não vale um quilo de carne.

A busca de novos mercados, segundo Cavalcanti, passa pelos frigoríficos, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Itamarati nas negociações internacionais. Ele observa que “temos uma regra de rastreabilidade para a Unidade Europeia diferente de outros países vizinhos”. A agência reguladora, como acontece com a laranja e a cana, é considerada interessante pelo estudioso do setor.

Congelamento

Graças ao movimento nacional contra o monopólio dos frigoríficos, viabilizado pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) congelou quarta-feira a compra de três frigoríficos pela JBS nos Estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre.

O Cade firmou um acordo com a JBS que garante o funcionamento das plantas em questão até uma análise final.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....