sexta-feira , 26 abril 2024
Imprensa

Cartas no Jornal Opção criticam TV Anhanguera e apontam erros e derrapadas da emissora

Veja:

“Jornal Anhanguera poderia se transferir para um Cais”
Eliézer Cardoso

Gosto do “JA”, mas ultimamente o jornal poderia se transferir para um Cais ou para os terminais de ônibus. É a mesma coisa o tempo todo. É cansativo. Ulti­mamente estou assistindo o jornal da TV Goiânia/Band. É dinâmico, faz uma boa síntese das notícias diárias (sem o discurso moralista crítico dos apresentadores da Serra Dourada e da Record), em um tempo relativamente curto. O “JÁ” poderia fazer algo parecido: uma síntese mais rápida das notícias, divididas em sessões fixas e didaticamente explicitadas: policial, política, cotidiano, esporte. Quem assiste jornal quer notícias e não discursos. Para isso, bastam os programas políticos.

Os piores erros da TV Anhanguera

André Franco

Os piores erros da TV A­nhanguera são os seguintes: primeiro, o de mandar diariamente reportagens negativas sobre Goiás à Rede Globo; segundo, posicionar-se sectariamente contra o governador Marconi Perillo; e terceiro, tentar imitar os programas “mundo-cão” das emissoras cuja audiência são as classes mais baixas da população.

André Franco é gerente na Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC).
E-mail: afranco@sic.goias.gov.br

“Telejornais pecam por abandonar a notícia”

Saramar Mendes

A esquizofrenia do jornalismo da TV Anhanguera é visível até para o telespectador mais desatento ou desinformado. Os jornais se tornaram quase um programa de variedades, onde a notícia parece ser apenas um complemento. Ademais, o enfoque do noticiário, em seus poucos momentos, é anódino e os jornalistas mais se parecem com atores no palco. A pessoa que liga a TV para saber do que acontece na cidade, depara-se, na maioria dos dias, com histórias comoventes, com animaizinhos felizes ou infelizes, sem contar os “cantores” goianos que arranham nosso cérebro e fazem doer nossos ouvidos. A autopromoção também é intensa e constrange quem assiste. Pon­tu­al­mente, gostaria de lembrar que, no “Bom Dia Goiás”, há uma tradição de entrevistar pessoas às 6 horas, coisa chata para o entrevistado, que poderia muito bem acontecer no jornal do almoço. Finalmente, acredito que não se pode negar que o “Jornal do Meio Dia”, do SBT, também não fica atrás em termos de autopromoção, além de ocupar mais da metade de seu horário com a leitura do que os telespectadores enviam. Em resumo, os telejornais goianos pecam por terem abandonado sua finalidade: transmitir a notícia.

E-mail: saramar104@yahoo.com.br

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...