sexta-feira , 26 abril 2024
GoiâniaImprensa

Veja artigo de Fabiana que provocou a ira de Paulo Garcia e Renato Monteiro

A jornalista Fabiana Pulcineli criticou o prefeito Paulo Garcia, em artigo nesta segunda, no Popular.

O texto irritou o prefeito Paulo Garcia. Em sua defesa, o marqueteiro Rento Monteiro disparou ataques ao jornal e à repórter.

Veja o artigo que provocou tanta ira:

Cena Política

12/08/2013

Milagre da multiplicação

Em 29 de novembro do ano passado, em entrevista coletiva, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), anunciou que contrataria auditoria externa para analisar a folha de pagamento do município. Ao ressaltar que nunca havia sido realizada auditoria ao longo de 80 anos de Goiânia, o petista afirmou que era preciso identificar distorções, adequar a estrutura e avaliar todo o quadro funcional, “inclusive futuras necessidades de mudanças”.

Passados nove meses, não há ainda previsão de contratação. Longe disso: no início deste mês a Prefeitura suspendeu, por prazo indeterminado, a licitação que selecionaria a empresa para realizar a análise. O argumento oficial é de que houve questionamentos de empresas sobre o edital que inviabilizaram a concorrência. E ainda não há previsão de solução.

Nesse intervalo, as distorções, admitidas pelo prefeito, foram mantidas e na semana passada vieram à tona os casos de supersalários em órgãos da gestão municipal. É bom destacar que os pagamentos apontados até agora só foram identificados por conta da publicação recente (e atrasada) pela Prefeitura da relação de servidores e respectivos salários, em atendimento à lei municipal que regulamentou a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O episódio mostra que, muitas vezes, o peso das despesas com o funcionalismo e o risco de atingir o limite de gastos com folha imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – sempre alvo de chororô dos governantes – podem ser reduzidos com iniciativas dos governos. Não são apenas o crescimento vegetativo, a necessidade de pessoal e as reposições salariais os responsáveis pelo alto gasto com o funcionalismo.

A prometida auditoria na folha poderia apontar medidas para que o Paço colocasse freio nas aparentes irregularidades ou que pusesse fim a brechas que permitem esse milagre da multiplicação observado em alguns salários da Prefeitura. A radiografia nos pagamentos para o funcionalismo poderia identificar os “jeitinhos” e vistas grossas que estão por trás desses e de outros casos.

Apontaria também a necessidade de cuidado com a criação de conselhos ou comissões cujos integrantes recebem pagamentos que mais tarde poderão, por brechas legais, ser acrescidos aos salários ou o impacto da legislação que a própria Prefeitura criou, diante da polêmica em 2011, que garante incorporação de gratificações, incluindo 1,7 mil servidores e abrindo caminhos para novos benefícios.

E mais: um diagnóstico da folha permitiria a adoção de medidas para o futuro, com criação de política salarial que garanta equilíbrio a médio e longo prazos, com revisão da legislação, teto de gastos, padronização de carreiras, limite de comissionados. É a velha necessidade de planejamento, tão deficiente na Prefeitura de Goiânia, em todas as áreas. É preciso adotar uma visão de Estado, não de governo.

Depois das reportagens sobre os supersalários, o prefeito decidiu baixar decreto estabelecendo o seu salário como limite de remuneração paga aos servidores e determinando a aplicação do corte já previsto na Constituição. Agiu só depois dos fatos se tornarem públicos, quando poderia ter identificado os problemas antes, garantindo economia aos cofres públicos e evitando desgastes. Apenas reagiu, em vez de atuar de forma pró-ativa, o que pode significar que tudo seria mantido se não houvesse a denúncia da oposição.

Na prestação de contas quinta-feira na Câmara, o prefeito relatou que o Paço gastou 52,34% da receita com a folha no primeiro quadrimestre do ano. O limite prudencial é de 51,3%. O limite legal, de 54%. Será que o Paço teria ultrapassado a margem de alerta se tivesse priorizado a revisão da folha e passado a tesoura em gastos acima do teto? Quanto poderia ter sido economizado nesses nove meses?

Excessos

Para se defender das cobranças, dos protestos nas galerias da Câmara e dos pedidos de esclarecimentos sobre as contas da Prefeitura, Paulo Garcia saiu atirando contra o governo estadual. Acusou falta de transparência (logo quem) e excessivos gastos com publicidade. No sábado, ao anunciar pacote para a área da saúde, jogou para o governo a culpa por problemas do setor. O debate sobre questões administrativas é necessário e as críticas são naturais, mas devem ter hora, local e termos apropriados, sob risco de perda de credibilidade. Com as reações na Câmara, Paulo Garcia demonstrou agressividade e até certa obsessão com o governo estadual, quando estava ali para apresentar suas contas. Tem de cuidar para não transformar a discussão de temas importantes em meras provocações, levando assuntos que devem ser tratados com seriedade e profundidade à superficialidade de bate-boca político.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...