sexta-feira , 10 janeiro 2025
Goiás

Crise aberta com a criação de cargos comissionados no MP Estadual expõe dificuldade de comando de Lauro Machado

O Ministério Público Estadual vive uma crise sem precedentes em toda a história da instituição em Goiás.

O atual procurador-chefe, Lauro Machado, não tem liderança consensual sobre os membros do “parquet” (como eles gostam de se autodenominar), ao contrário dos seus últimos antecessores, e o resultado é que o MP Estadual está rachado em várias alas, algumas das quais fazem oposição aberta ao comando do órgão.

O que acabou expondo e vulnerabilizando a instituição foi o projeto de lei, enviado à Assembleia Legislativa em sigilo, no início de julho, criando 127 cargos comissionados, aumentando os salários de outros e promovendo uma feira de benesses que a cada dia vai se revelando mais farturenta.

Nessa quarta-feira, um artigo do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Paulo Teles, no jornal O Popular, acrescenta novas informações ao pouco que já se sabia e joga mais combustível na fogueira – a ponto de chocar promotores, como Umberto Oliveira, adversário de Lauro Machado na última eleição para a chefia do órgão, que escreveu em seu Twitter ter lido o artigo e que o texto “revelou detalhes do projeto que vão além dos cargos de confiança. Preocupante”.

Não é exagero dizer que o MP Estadual nunca passou por uma situação de constrangimento tão grande como a atual, em que um desembargador aposentado escreve no principal jornal do Estado que a instituição perdeu a moral para questionar falhas em outros Poderes.

Até mesmo um inquérito civil público foi aberto por quatro promotoras (duas delas teriam desistido) para investigar a o próprio MP Estadual no episódio da criação dos cargos comissionados, que ainda estão sob apreciação da Assembleia.

 

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...