terça-feira , 19 novembro 2024
GoiásImprensa

Má fé: PMDB e PT usaram trechos (e não as matérias completas) de jornais para justificar ao TRE o fim do blog 24 Horas

O PMDB e o PT usaram trechos de três matérias de jornal, descontextualizados, para fundamentar o pedido que fizeram ao Tribunal Regional Eleitoral para que o Goiás 24 Horas fosse retirado da internet.

O juiz Airton Fernandes de Campos não deu o que os dois partidos pediram (retirar da internet), mas, com base nessas informações distorcidas, decretou censura a quase uma centena de posts mencionados nas petições.

O Goiás 24 Horas acredita que o juiz foi induzido a um equívoco de grandes proporções. Nas petições, que são idênticas (o advogado do PMDB, Kowalsky Ribeiro, copiou na íntegra a ação do PT), ambos os partidos apresentaram trechos de matérias de jornais que, fora do contexto, criam uma distorção e dão a impressão de que o blog seria ligado ao Governo do Estado e estaria atendendo aos seus supostos interesses eleitorais.

Exemplo: uma das matérias, publicada pelo semanário A Rede, afirma que o diretor de Jornalismo da Agência Goiana de Comunicação, Danin Júnior, expediu circular aos assessores do Governo, recomendando a leitura do blog.

Esse trecho foi anexado aos dois processos como prova de que o blog seria “oficial”. Mas faltou a sequência, ocultada pelos dois partidos, em que a mesma matéria do jornal A Rede esclarece que o próprio Danin recuou imediatamente da sua recomendação e, também em circular, avisou que havia se enganado e que o Goiás 24 Horas não era interessante para o Governo.

Essa passagem foi suprimida e convenientemente não aparece nas açoes do PMDB e do PT.

E isso sem falar que matéria de jornal não é prova a ser considerada de forma absoluta.

Mas o juiz aceitou e decretou a censura ao blog. Outro trecho anexado pelos dois partidos às suas petições é uma reportagem publicada pelo Diário da Manhã, com acusações sem provas ao 24 Horas – acusações que estão motivando processos de reparação de danos morais na Justiça Estadual.

Curiosamente, na matéria difamatória do DM, anexada aos processos, está a afirmação de que o blog “chantageia” os secretários estaduais Vilmar Rocha, da Casa Civil, e Giuseppe Vecci, do Planejamento – informação evidentemente falsa e desprovida de qualquer comprovação. Mas é o caso de perguntar: ora, se “chantageia” membros do Governo do Estado, como pode estar a serviço do Governo do Estado?

Esse trecho do DM está no processo e, como se viu, não foi submetido a nenhuma avaliação crítica pelo juiz Airton Fernandes de Campos – que, de resto, aparentemente não se aprofundou na “documentação” distorcida apresentada pelo PMDB e PT.

 

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...