quarta-feira , 20 novembro 2024
Goiás

Bom Dia Goiás desmente versão de Lauro Machado para a criação de 127 cargos comissionados no MP Estadual

Logo após exibir as explicações do procurador-geral do Ministério Público Estadual, Lauro Machado, para a criação de 127 cargos comissionados na instituição, o Bom Dia Goiás, noticioso matinal da TV Anhanguera, desmentiu a versão apresentada pelo procurador.

Lauro Machado disse, na sua entrevista, que os cargos estão sendo criados para garantir a substituição das servidoras do MP Estadual que entram em licença maternidade e que são comissionados por isso mesmo: com o retorno de cada servidora, cada ocupante de cargo comissionado nomeado em substituição seria dispensado.

Enfático, o procurador-chefe esclarece: “Se você colocar num cargo efetivo, depois você não tem como dispensar a pessoa. Ele vem para substituir e quando voltar a pessoa que estava afastada, ele vai ser dispensado”.

Na sequência das declarações do procurador-chefe, a repórter Fernanda Trigueiro entra de sola e afirma: “Só que o critério para contratação de comissionados (no MP) não é a substituição de licenças. Pela Constituição Federal, só podem ser nomeados sem concurso servidores em cargos de chefia, direção e assessoramento”.

Ou seja: não existe previsão constitucional para criar cargos comissionados destinados a prover a substituição de funcionários licenciados.

Na reportagem, Lauro Machado volta e garante que a criação de cargos comissionados no MP Estadual está dentro da Constituição.

 

LEIA MAIS:

Essa é boa: Lauro Machado diz que criação de 127 cargos comissionados é para suprir licenças maternidade das servidoras do MP

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...