A rodovia BR-050, que liga Goiás a Minas Gerais, está no primeiro lote de concessões a serem licitadas pelo governo federal, já na próxima semana.
Em Goiás, o deputado petista Mauro Rubem é crítico ferrenho da política de privatizações, terceirizações ou concessões.
Até agora, ele não se manifestou a respeito, fazendo jus ao título de Senhor Incoerência, aquele que ataca em Goiás mas não fala nada quando o assunto é federal.
Estamos aguardando a manifestação do parlamentar.
Veja notícia veiculada pela Folha de S. Paulo:
Concessões do governo começam a sair do papel
DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA
Um ano depois de ser lançado como uma das alternativas para impulsionar a economia, o programa de concessões na área de transporte começa a sair do papel na próxima semana, com o primeiro dos mais de cem leilões previstos para o setor.
As concessões das rodovias BR-050 (GO/MG) e BR-262 (MG/ES) serão disputadas na Bovespa a partir do dia 18.
O início das licitações pode ajudar o governo a melhorar, em 2014, o fluxo de investimentos. Não tanto pelo que será feito de obra no ano que vem (os primeiros anos de concessão começam com percentuais baixos de execução), mais pelo ânimo que pode injetar em investidores, de certa forma ressabiados com atitudes pouco amistosas do governo com o setor.
Regras mais flexíveis de financiamento e melhoria nos preços de pedágio devem atrair as grandes empresas.
Em outubro, outra rodovia (BR-101/BA) também deverá ser leiloada. Logo depois, os aeroportos de Galeão (RJ) e Confins (MG) também prometem uma disputa acirrada.
Questões jurídicas ameaçam o leilão de mais de uma centena de terminais portuários, apesar do forte interesse.
Os 13 leilões de ferrovias devem ficar no papel. O governo já fez todo tipo de mudança e foi até a China buscar quem salve o modelo traçado, considerado inconsistente.