O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Simão/GO, Ailton Lopes (PSC), é o mais novo golpista do pedaço. Em uma fracassada tentativa de assumir o poder na cidade, ele convocou uma sessão extraordinária nesta terça-feira (14), arranjou uma ‘certidão’ sem valor jurídico, anunciou a extinção do mandato do prefeito Fábio Capanema (PP) e se declarou novo prefeito.
A ideia de ‘jerico’ contou com o apoio de Lucas Vasconcelos (UB), ‘figurinha carimbada’ em São Simão. Capanema assumiu a prefeitura no lugar de Francisco de Assis Peixoto, que perdeu o mandato, assim, o presidente da Câmara fica como próximo substituto da casa, caso o vice também seja cassado. Foi aí que Ailton resolveu fazer ‘justiçamento’ com as próprias mãos. Inventou uma ladainha, abusou do poder, deu voz ao golpe e assumiu a prefeitura por duas horas.
A justiça agiu rapidamente e já derrubou o golpista atrevido. Aílton recebeu no início da tarde desta quarta-feira (15) a liminar com a decisão do juiz Filipe Luiz Peruca que determinou a “suspensão dos efeitos da Declaração de Extinção de Mandato, bem como dos atos posteriores a ela vinculados, como posse do então presidente da
Câmara como prefeito municipal interino e do vice-presidente da referida casa no cargo de Câmara”.
Resumindo: os golpistas deram com os ‘burros n’água’.