terça-feira , 7 maio 2024
LutoNacional

Morre Paulo Caruso, um dos maiores cartunistas do Brasil

Paulo Caruso, um dos maiores cartunistas do Brasil, morreu aos 73 anos de idade na manhã deste sábado (4) em São Paulo. Ele estava internado e lutava contra um câncer.

Caruso nasceu em São Paulo no dia 6 de dezembro de 1949, é irmão gêmeo do também caricaturista Chico Caruso. Ao longo de sua vida foi caricaturista, ilustrador, chargista e músico.

Em 1976, Paulo formou em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), mas não seguiu a carreira. No final da década de 1960, começou como chargista no “Diário Popular” e, em 1970, colaborou com “O Pasquim”.

Em 1981, com Alex Solnik, Paulo começou a página de humor “Bar Brasil”, na revista “Careta”, que continuou, nos anos seguintes, na revista “Senhor”. A partir de 1988, publica na revista “Isto É”, a coluna de humor. Paulo Caruso recebeu vários prêmios, como o de melhor desenhista, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA, em 1994.

Além do irmão, Paulo Caruso deixa o filho, o diretor de videoclipes, filmes e programas de televisão, Paulinho Caruso.

O presidente Lula (PT) lamentou a morte de Caruso no Twitter: “Paulo Caruso foi um grande desenhista e cronista político, com uma criatividade inesgotável, retratou com talento e consciência o dia-a-dia que constrói nossa história recente. O seu traço veloz e seu humor já são parte da memória nacional.”

Artigos relacionados

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...

Luto

Luto na TV goiana: amigos e familiares dão adeus a Fábio Cunha, o Fabinho

Fabinho era o cara. Trabalhamos juntos na TV Brasil Central por 13...