quarta-feira , 2 abril 2025
Notícias

Ministra Rosa Weber inspeciona presídios de Goiás para averiguar violações de direitos humanos

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, participou de inspeção em presídios para averiguar denúncias de violação dos direitos humanos nas penitenciárias de Goiás. Além dela, uma força-tarefa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inspeciona, há quatro dias, o sistema prisional goiano.

Até agora, as equipes já constataram situações de maus tratos, torturas, inclusive com o uso de choques elétricos, intimidações, ameaças e celas em condições degradantes.

Ao todo, 19 presídios de Goiás serão vistoriados até o final desta sexta-feira (2). A ministra Rosa Weber, que também é presidente do CNJ, esteve no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, sob forte esquema de segurança, com comboio de quase 20 veículos.

Desde 2021, o CNJ vem recebendo denúncias sobre as condições de vida das mais de 28 mil pessoas que formam a oitava maior população carcerária do país em Goiás.

A ideia da força-tarefa é apurar possíveis falhas e funcionamento inconsistente das instâncias de fiscalização do sistema prisional.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: Bebê fica ferida durante briga entre torcidas organizadas

Em Abadia de Goiás Uma bebê de apenas 10 meses ficou ferida...

Notícias

Lava Jato: Fachin vota pela manutenção dos processos contra Palocci

Derrubar decisão • O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Notícias

Policiais civis convocam assembleia geral após Caiado engavetar projeto de reestruturação de carreira

Mobilização • O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (SINPOL) convocou...