sábado , 5 abril 2025
Notícias

Ibama apreende 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão. Mais de 10 mil animais foram mortos

O Ibama apreendeu 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão que seriam exportadas, ilegalmente, para a Ásia. As barbatanas declaradas são de duas espécies de tubarão: tubarão Azul (Prionace glauca) e tubarão Anequim, também conhecido como Mako (Isurus oxyrinchus).

A operação faz parte de uma ação institucional ampla de combate à pesca ilegal, não reportada e não regulamentada, integrante do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental e em cumprimento aos acordos internacionais de que o Brasil é signatário, a partir da fiscalização da regularidade na cadeia de custódia da atividade pesqueira.

A apreensão se deu quase em sua totalidade em uma única empresa exportadora, localizada em Santa Catarina. Nesta, ficou constatado o total de 27,6 toneladas de barbatanas. Outra empresa, que tentava exportar 1,1 tonelada, foi flagrada por equipe do Ibama no Aeroporto de Guarulhos.

Essas apreensões de forma integrada representam a maior registrada no mundo, principalmente considerando se tratar de uma apreensão na origem, onde os tubarões são capturados. Esse quantitativo representa a morte estimada de 10 mil tubarões (4.400 Azuis e 5.600 Anequim), o que representa um considerável impacto ambiental.

Artigos relacionados

Notícias

Falta de apoio nacional marca lançamento da pré-candidatura de Caiado; Moro e Mandetta foram as únicas “estrelas” em evento morno

Fiasco • O lançamento da pré-candidatura presidencial de Ronaldo Caiado (União Brasil) em Salvador (BA) foi...

Notícias

Ato pró-anistia na Avenida Paulista reúne Bolsonaro, Tarcísio, Zema e outras lideranças da direita; Caiado fica de fora

Ato pela anistia • Uma manifestação bolsonarista pela anistia dos condenados do 8 de Janeiro está...

Notícias

Caso Ingoh: um sopro de justiça

Eram apenas meras narrativas • Esta semana se encerra com um sentimento...