Veja matéria do jornal Tribuna do Planalto:
Caiado diz que discutir unidade é perda de tempo
O deputado Ronaldo Caiado diz que o processo de discutir uma aliança maior só deve acontecer a partir do segundo turno e que agora cada um escreve seu traçado. “Quando chegarmos lá (segundo turno), vamos ver como avançamos nas alianças e coligações”, defende. O deputado também argumenta que outro motivo para não entrar em uma chapa única da oposição é que o objetivo da Terceira Via não é exclusivamente tirar o governo tucano do poder. “Nós temos uma estratégia e um plano inovador, que nada tem haver com os últimos 32 anos (em que o PMDB, PSDB e PP estiveram no poder). Não vou entrar em um projeto só porque sou contra o PSDB”, afirma.
Para Caiado, agora não é hora de perder tempo com articulações que não têm chances de prosperar e que a preocupação de seu grupo deve ser em mostrar o projeto e mensagem que a Terceira Via tem para Goiás. “É uma proposta diferente dos últimos 32 anos e que não tem vínculo com essas estruturas que estão no poder nesse período. Não temos porque nos vincular a essas forças no primeiro turno porque a sociedade que está indo às ruas rejeita essa prática”, sublinha.
Apesar do discurso, Ronaldo Caiado diz que o seu posicionamento não representa toda as agremiações que integram a Terceira Via e que em sua opinião o que deve ser feito agora é os vários partidos que estão no grupo trabalharem para suas ampliações e que, após chegarem ao segundo turno, pensem em uma recomposição de forças, mas sem perder aquilo que é o principal da Terceira Via – uma proposta diferente de projeto de governo. “Na próxima reunião do grupo vou defender continuarmos como Terceira Via para não nos envolvermos em situações em que percamos o foco”.
Quem também acredita que uma discussão de aliança mais ampla deva acontecer somente no segundo turno é o membro da executiva do PMDB, Kid Neto, embora ele cite que o desejável fosse que ela ocorresse já no primeiro turno. Sabendo das complicações que essa aliança provocaria, porém, ele já descarta a possibilidade. “Se se manter o quadro que já está aí, isso só favorece o governo”.
Mesmo não sabendo dizer se é possível ou não a união entre as oposições, a deputada Iris Araújo tem pensamento diferente de Kid Neto e Caiado, e defende que as discussões e costura de aliança, se tiverem chance de acontecer, teriam que ser discutidas agora. “Pra mim a eleição deve ser liquidada já no primeiro turno”, dispara. (M.T.)