O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu um novo avião, em Anápolis. Segundo a FAB, a aeronave KC-390 Millennium traz inovações como reabastecimento durante voo, além de comunicação de última geração e capacidades de autodefesa.
Esse é o sexto avião desse modelo recebido pela força aérea, dos quais 4 estão na Base Aérea de Anápolis. Ao todo, foram encomendados 19. Segundo o major aviador Rafael Portela, o avião comporta até 80 pessoas.
“A gente tem condições de lançar até 64 paraquedistas plenamente equipados”, explicou o major à TV Anhanguera.
Segundo a Base Aérea, esse é o maior modelo da América do Sul, com 34 metros de comprimento e 35 de largura de uma asa a outra.
O major aviador Rafael Portela ressaltou que a aeronave é uma produção brasileira. “[A aeronave] tem também a possibilidade de cumprimento de diversas missões em apoio a população brasileira”, dise.
De acordo com a FAB, o processo de certificação da aeronave KC-390 contou com a participação de mais de 180 especialistas, incluindo pilotos, engenheiros e técnicos do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e de outras organizações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e do Comando de Preparo (COMPREP), além de especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).