A visita do advogado Itamar de Lima ao ex-prefeito Iris Rezende, noticiada pela coluna Fio Direto, no Diário da Manhã, de Sueli Arantes, neste sábado, pode inviabilizar a condução dele, Itamar, a uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado, na cota da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Goiás.
A composição do Tribunal de Justiça, um órgão em teoria 100% técnico, é contraditoriamente feita com quase exclusividade através de critérios políticos – as vagas são preenchidas através de listas tríplices encaminhadas ao governador do Estado, tanto de advogados e membros do Ministério Público quanto de membros de carreira do Judiciário.
Segundo a colunista Sueli Arantes, Itamar de Lima teria visitado Iris Rezende em busca de apoio para a sua pretensão de formar na listra tríplice a ser encaminhada pelo TJ ao governador Marconi Perillo (Itamar e mais cinco advogados integram a lista sêxtupla de advogados, enviada pela OAB-GO ao Tribunal de Justiça, que por sua vez escolhe três nomes e remete ao chefe do Poder Executivo estadual para nomeação do novo desembargador).
Até agora, Itamar de Lima era tido como o nome mais forte da lista sêxtupla da Ordem, seguido de perto pelo ex-chefe da Defensoria Pública Estadual, João Paulo Brzezinski.
O ex-prefeito Iris Rezende, do PMDB, é tido como provável candidato do partido, em oposição à reeleição do governador Marconi Perillo, em 2014. É Marconi quem vai nomear o novo desembargador.