domingo , 25 agosto 2024
EleiçõesGoiás

Segundo jornal semanário, encontros da base aliada reforçam candidatura tucana

Veja matéria do Tribuna do Planalto:

 

Encontros da base reforçam candidatura tucana

Aliados se reúnem no interior e pedem que Marconi seja o candidato da base no ano que vem

Marcelo Tavares – Repórter de Política

 

José Eliton coordena encontros dos partidos da base aliada

Iniciativa da base do governo para fortalecer uma provável candidatura de Marconi Perillo à reeleição, a base aliada tem realizado encontros regionais, coordenados pelo vice-governador José Eliton (PP). Pelo menos 14 partidos governistas participam do evento que tem como foco principal os pedidos para que Marconi seja o candidato. O governador ainda não fala publicamente que é candidato à reeleição, mas pediu a Eliton que organizasse os eventos. Nos encontros são discutidos projetos para 2014 e também divulgadas as ações que o governo têm desenvolvido. Além disso, segundo as lideranças do partido e o próprio Perillo, os encontros são para ouvir e também motivar representantes regionais.

Participam dos encontros titulares de secretarias de governo, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, além das lideranças locais. No último evento em Iporá, realizado no dia 14 de setembro, segundo a assessoria de imprensa do vice-governador, cerca de 1,5 mil pessoas estiveram presentes. O encontro também exerce uma função estratégica para o fortalecimento da imagem do governador, já que os grandes líderes do partidos conclamam aos representantes dos municípios que promovam a união nas suas bases e deem continuidade ao processo de fortalecimento do governo.

A avaliação de José Eliton sobre os encontros é positiva. “Estamos reunindo cerca de mil pessoas em média, o que para um encontro político neste momento é muita coisa”, explica o pepista. A animação de Eliton é tão grande que ele já anunciou que vai intensificar os encontros a partir do ano que vem, ano eleitoral.

“Os encontros unem toda a base e motiva as lideranças do interior a participar efetivamente do processo. Hoje, quem fala que o governador é candidato não é ele, mas sim as lideranças políticas dos partidos”,explica o deputado estadual Júlio da Retífica. Ele, como vários outros aliados governistas, dizem que não há outro nome que não o de Perillo para disputar as eleições de 2014. O discurso é que enquanto a oposição briga internalmente para decidir o seu candidato, a situação já tem esse nome, mesmo que em um primeiro momento o tucano negue.

Balestra diz que não vê nos encontros uma forma de conclamar Marconi para que ele participe da disputa em 2014, mas ele “como líder nato que é”, tem dominado o assunto dos encontros. Segundo ele, independente do evento, as pessoas dizem que Perillo deve continuar como governador e “nada mais natural” que durante os encontros os partidários se manifestarem favoráveis à sua reeleição. “Não fica bem falar o governador falar que é candidato. Agora, ele não pode proibir que as pessoas queiram que ele seja candidato. Mas o Marconi tem respondido que na hora certa vai falar. Está sendo prudente e agindo com responsabilidade”, sublinha o deputado federal.

Fábio Sousa também afirma que não há estratégia na realização dos encontros, mas eles, com uma movimentação política partidária, discutem programas atuais de governo e os projetos futuros. Isso envolveria, segundo o deputado, discussões para 2014. “Marconi é o candidato e não há plano A, B ou C. Ele é o único nome com chances de ganhar a eleição”, afirma. Hélio de Sousa vê que os encontros são para a base se posicionar e há muita liberdade para todos opinarem. “Servem para despertar os segmentos e também mobilizar os candidatos, mas é natural que a tônica dos encontros seja sobre a candidatura do Marconi”, acredita.

Sem misturar

Neste primeiro momento, o governador Marconi Perillo não tem participado dos encontros da base aliada no interior do Estado. A preocupação do Palácio das Esmeraldas é que o governador não se envolva em política em 2013, ano eleito pelos governistas como o período para alavancar o governo. Apesar disso, Marconi gravou um vídeo que é exibido durante os encontros, uma forma de tentar interagir mesmo à distância. Há uma expectativa de que ele possa participar dos encontros a partir do ano que vem, a partir de março.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...