Jarbas/Giro confirma Goiás24horas: filiação de Friboi divide PMDB goiano

O Goiás24horas cantou a pedra em primeira mão e adiantou na informação do fim de semana, depois que circulou a notícia de que o empresário Júnior Friboi estaria com o cavalo arriado para amarrá-lo na sombra do PMDB.

Em comentário postado na tarde desta segunda-feira  no blog hospedado na página de O Popular , com acesso livre, o jornalista Jarbas Rodrigues diz que o PMDB goiano está dividido quanto o possível ingresso de Friboi na sigla.

Veja o comentário:

Filiação de empresário divide PMDB

O PMDB goiano está dividido quanto a possível filiação do empresário José Batista Júnior (PSB), conhecido como Júnior do Friboi. Uma importante ala do partido critica o fato do empresário não abrir mão de candidatura ao governo estadual em 2014, querendo uma garantia do PMDB para isto, e o fato desta negociação ser articulada pela cúpula nacional (Michel Temer e Valdir Raup) em Brasília, que já fez o convite formal para o José Batista Júnior há duas semanas. O empresário, que até o início deste ano se mostrava resistente, agora admite a ideia de filiar no PMDB, mas com a perspectiva de ser candidato a governador. Há deputados estaduais e federais do PMDB em Goiás defendem a filiação do empresário, como alternativa para 2014 caso Iris Rezende não tenha condições de disputar a eleição para governador. 

José Batista Júnior disse para aliados que o momento atual difere de 2010, quando Henrique Meirelles foi para o partido para ser candidato ao governo estadual, mas acabou preterido para uma candidatura de Iris Rezende. O que teria mudado? Segundo ele, as derrotas de Iris para o governador Marconi Perillo (PSDB) não empolgariam mais o Palácio do Planalto em apoiar o peemedebista para 2014. Mas José Batista Júnior tem dito que esta decisão será tomada só entre agosto e setembro e que ainda não descartou construir uma aliança com o deputado Ronaldo Caiado (DEM), Vanderlan Cardoso (PSC) e outros partidos.

É nesta esperança que se agarra o empresário Vanderlan Cardoso, que em abril se filia no PSC. Ele me disse (como destaquei no Giro da edição de domingo do POPULAR) que sua aliança com o deputado Ronaldo Caiado (DEM) estaria firme para 2014, embora ambos sejam pré-candidatos a governador, e que espera ter também o empresário José Batista Júnior. É algo que Jorcelino Braga (PRP) já me disse que não apostaria muito, devido às ligações do empresário com PT e PMDB em Brasília. “Júnior tem grande ligação com o PT, mas está se aproximando do nosso grupo porque entende que no PT e PMDB não há espaço na chapa majoritária para outros partidos”, frisou Vanderlan, que descartou uma aproximação com o governador Marconi Perillo (PSDB). “Esta possibilidade não existe. Tivemos uma única conversa e nada mais”, frisa.

Até o deputado Ronaldo Caiado (DEM), no Giro desta segunda-feira, deixa a porta aberta para uma composição política com José Batista Júnior em 2014. Convém lembrar que os dois chegaram a trocar acusações publicamente por conta de suposto cartel da carne em Goiás.