sábado , 27 abril 2024
Eleições

Urnas transportadas no domingo em São Paulo fazem parte de lote substituído

O próprio vídeo divulgado pela rede bolsonarisa desmente a informação falsa. As urnas eletrônicas que aparecem em um vídeo são refugo para descarte, e são transportadas sem os cuidados e a segurança que teriam urnas em funcionamento. Tá na cara, só não vê quem quer. O armazenamento das urnas são de responsabilidade dos Tribunais Regionais Eleitorais dos estados. Para Brasília são levados os equipamentos substituídos, que serão descartados da maneira correta.

A justiça eleitoral informou que as urnas transportadas neste domingo (20) não foram usadas em nenhum dos turnos das eleições de 2022. Cerca de 10 mil máquinas foram levadas para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília e fazem parte de um lote de 2009, que foi substituído por um novo. O restante será recolhido no próximo dia 27/11. O TRE-SP recebeu neste ano 44.880 novas máquinas modelo 2020 para utilização.

Descarte

A vida útil das urnas eletrônicas é de dez anos. Após esse período, elas são descartadas e recicladas. Essa medida reflete uma preocupação da Justiça Eleitoral com a preservação ambiental e, por isso, o descarte desse lixo eletrônico é realizado com grande cuidado.

Para a realização do descarte, o Tribunal Superior Eleitoral faz uma licitação para contratar a empresa, que deverá seguir um rigoroso processo de segurança. A empresa vencedora do certame deve dar às urnas e aos suprimentos inservíveis uma destinação ecologicamente correta, de acordo com a legislação ambiental, e deve entregar um relatório final ao TSE ao término do processo.

As urnas e os suprimentos são recolhidos e enviados para o desmonte, onde há a separação dos materiais por tipo: metal, plástico, placas leves (com mais probabilidade de ter metais nobres), placas pesadas (com menor valor de mercado), borracha e outros materiais.

Após o desmonte das urnas, os materiais são descaracterizados, ou seja, são moídos ou quebrados em partes pequenas. Os materiais separados por tipo e já descaracterizados são enviados para a reciclagem. Por questões ambientais e de segurança do processo eleitoral, a empresa ganhadora da licitação deve comprovar que tais materiais foram efetivamente usados para reciclagem.

Artigos relacionados

Eleições

Alexandre de Moraes pega Valdemar pelo bolso

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu,...

Eleições

Saiba o que é feito com as urnas eletrônicas após o fim das eleições

Com o fim das eleições, que neste ano, finalizou em 30 de...

Eleições

Clique aqui e leia na íntegra o relatório do PL sobre o resultado das eleições

Em vídeo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, diz que a...