Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia

sábado , 26 setembro 2026
Notícias

Entram em vigor restrições da Lei Eleitoral para impedir uso da máquina pública durante as campanhas

• Período de defeso eleitoral

As principais restrições previstas na legislação eleitoral para evitar o uso da máquina pública durante as campanhas entram em vigor neste sábado (4), exatamente três meses antes do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro. As medidas estão previstas na Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, e em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

• Publicidade institucional fica proibida

A partir desta data, órgãos públicos federais, estaduais e municipais ficam impedidos de realizar publicidade institucional de obras, serviços e campanhas governamentais. Também devem ser retirados dos sites oficiais nomes, imagens, símbolos e conteúdos que possam identificar agentes políticos ou associar ações administrativas a candidatos.

• Inaugurações e pronunciamentos passam a ter restrições

Durante o período eleitoral, candidatos ficam proibidos de participar de inaugurações de obras públicas. Pronunciamentos em cadeia de rádio e televisão também ficam vedados, salvo autorização prévia da Justiça Eleitoral em situações excepcionais ou emergenciais.

• Nomeações e demissões

A legislação também proíbe, em regra, a nomeação, exoneração, transferência ou concessão de vantagens a servidores públicos durante o período eleitoral. Há exceções para cargos comissionados, funções de confiança e serviços considerados essenciais.

• Transferências de recursos

Os agentes públicos também ficam impedidos de realizar transferências voluntárias de recursos entre União, estados e municípios, exceto em casos de calamidade pública ou para execução de obras e serviços já iniciados anteriormente.

Artigos relacionados

Notícias

Morre aos 82 anos Ari Diógenes; jornalista acompanhou 19 governadores de Goiás

• Jornalismo goiano de luto O jornalista Ari Diógenes da Rocha morreu...

Notícias

Deputado estadual Amilton Filho morre em acidente na BR-050, em Cristalina

• Deputado morre aos 41 anos O deputado estadual Amilton Filho (MDB),...

Notícias

Vila Nova vence Londrina e dispara na liderança da Série B

• Tigrão segue no topo O Vila Nova venceu o Londrina por...

Notícias

Governo Lula anuncia fim das bets no Brasil; sites sairão do ar em outubro

• Governo anuncia fim das bets O governo do presidente Luiz Inácio...

Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia