sexta-feira , 26 abril 2024
GoiâniaImprensa

Fabiana Pulcineli detona Paulo Garcia no artigo semanal no POP. Prefeito foi reduzido a pó. Leia

Veja o artigo de Fabiana Pulcineli na edição desta segunda-feira em O Popular:

 

Cena Política

21/10/2013

Nota baixa em gestão de crise

“Se agisse com equilíbrio, mais jogo de cintura e moderação, o Paço Municipal poderia ter evitado desgastes.”

Se houve influência política, intransigência e excessos por parte de professores grevistas que ocupam a Câmara de Goiânia desde o dia 8, os atos são condenáveis, mas os maiores equívocos vieram da Prefeitura de Goiânia, que, mais uma vez, demonstrou inabilidade política para lidar com situações de crise e acumulou desgastes.

A Prefeitura subestimou o movimento antes da ocupação do plenário da Câmara, quando, no dia 25, parte dos professores entrou em greve e foi ao Legislativo brigar por uma emenda ao projeto de lei do Executivo que mudava a gratificação de difícil acesso.

A manobra da base na Câmara, incentivada pelo Paço, de segurar a votação à espera de vereadores governistas que garantiriam o placar a favor do Executivo irritou os manifestantes, que defendiam diálogo e negociação. Um equívoco a manobra (suspender votação para esperar vereadores chegarem) para agir de acordo com a conveniência. Erro da Câmara, que poderia ser evitado se a condução do processo tivesse sido diferente.

No dia seguinte à ocupação, o secretário de Governo, Osmar Magalhães (PT), designado porta-voz do Paço para o caso, saiu com uma pérola: “O prefeito não interfere na sessão da Câmara. Trata-se de outro Poder e ele não vai intervir nessa questão. A relação entre poderes será preservada”.

Disse ainda, em entrevista à CBN Goiânia, que o problema não era a falta de diálogo por parte da Prefeitura e, sim, “má-fé” daqueles que lideravam a manifestação. Afirmou ainda que o auxílio que seria pago aos professores era “justo e suficiente”.

Após a ocupação, a Prefeitura foi lenta em propor negociação e passou a justificar (inclusive com propagandas) o projeto, alegando que o Ministério Público havia exigido mudanças. No entanto, as reivindicações são muito mais amplas que a questão do auxílio.

O Paço também errou em fingir não enxergar (e novamente subestimar) a rejeição dos professores que aderiram à greve ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintego) – que ficou ainda mais em baixa com a categoria –, dada a ligação que a entidade tem com petistas e com a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida.

A primeira reunião para tentar negociar só foi feita com intervenção do MP. O prefeito Paulo Garcia (PT) resistiu a receber o comando da greve e tratou o assunto, inicialmente, com desdém. Em evento da Prefeitura cercado por guardas municipais para evitar manifestações, no dia 14, Paulo Garcia, questionado sobre a crise, disse ao POPULAR que era “dia de festa, dia de comemoração” e que não falaria sobre a paralisação. O evento, véspera do Dia do Professor, era em comemoração aos 80 anos de Goiânia, com entrega de troféus a personalidades da capital.

No dia seguinte, uma semana após a ocupação na Câmara, o prefeito recebeu grevistas, ao lado de vereadores e representantes do MP. Foram negociados, ponto a ponto, os 24 itens da pauta de reivindicações dos professores. Mas o documento enviado só no dia seguinte ao comando de greve não era oficial, não tinha assinatura do prefeito e continha termos dúbios sobre pontos acordados. Ou foi amadorismo puro e simples ou uma tentativa nada inteligente de se livrar dos compromissos.

Depois, em entrevista coletiva, o prefeito disse que não mudaria a redação. No dia seguinte, mudou. E mandou-o devidamente oficializado na sexta-feira aos grevistas, que devem, portanto, interromper hoje o movimento.

Ou seja, a Prefeitura se viu obrigada a engolir a “má-fé dos professores”, a rever a necessidade de diálogo, a “descobrir” que não se tratava de um problema da Câmara e, principalmente, a reconsiderar o que achava ser justo no pagamento.

Esta coluna em 6 de junho já falava a respeito dessa postura recorrente do Paço: “Em todos os principais problemas relacionados à Prefeitura este ano – coleta de lixo, falta de médicos e demora no atendimento em unidades de saúde, mudanças no Plano Diretor e transporte coletivo –, o que se viu foi o esforço em minimizar a gravidade dos fatos, dificuldades em explicar os problemas e um tom de arrogância ou omissão que não combinam em nada com uma gestão moderna”.

Mais uma vez, se agisse com equilíbrio, mais jogo de cintura e moderação, o Paço Municipal poderia ter evitado desgastes. E não contribuiria para prejuízos de uma greve que durou 27 dias.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...