quinta-feira , 16 janeiro 2025
EleiçõesGoiás

Gomide e Madureira puxam sardinha para a brasa deles, defendendo projetos novos, mas também não detalham propostas

Em entrevistas ao jornalista Jarbas Rodrigues, Antônio Gomide e Edward Madureira batem na mesma tecla de toda a oposição: falam de nomes para a sucessão estadual de 2014, mas não passam nem de longe pelo debate de propostas para o Estado.

No caso dos dois, é pior ainda: eles defendem projetos novos para a eleição porque isso os beneficia. Os dois podem ser considerados “novos”.

Mas, repetindo o erro dos outros candidatos da oposição, também não defendem ideias e projetos para Goiás.

Veja post de Jarbas Rodrigues:

Gomide e Madureira defendem projeto novo para 2014

O prefeito Antônio Gomide (Anápolis) e o reitor Edward Madureira (UFG), ambos do PT, defendem que a oposição lance um projeto novo para disputar o governo estadual em 2014. Mas reconhecem dificuldades políticas, principalmente no principal aliado, o PMDB, onde existe disputa entre os grupos de Iris Rezende e de José Batista Júnior pela vaga de candidato a governador. O prefeito é lembrado para uma candidatura ao governo e Madureira para ocupar uma das três vagas na chapa majoritária. Dificilmente haverá duas vaga para o PT e o reitor da UFG afirma que seu projeto deve ser uma candidatura a deputado federal. Já Gomide, para ser candidato em 2014, precisa renunciar ao mandato de prefeito até a primeira semana de abril. Para isto, será importante que antes tenha uma definição do projeto da oposição para a sucessão estadual.

Gomide defende que a aliança PT e PMDB, que estaria “consolidada”, seja ampliada para todos os partidos de oposição em Goiás e que a definição do projeto seja até março. “Não podemos cometer os mesmos erros das eleições de 2006 e 2010”, me disse o prefeito Gomide na sexta-feira, como destacamos na coluna Giro de sábado. Em 2006, o então candidato ao governo Maguito Vilela (PMDB) foi pressionado por lideranças do seu partido para vetar o nome que o PT indicou para ser seu vice. A aliança não prosperou e a oposição perdeu para Alcides Rodrigues (PP). Em 2010, PMDB e PT não ampliaram a aliança em torno da candidatura de Iris Rezende, que perdeu para Marconi Perillo (PSDB) no segundo turno. Lideranças do PT e do PMDB tentam, para 2014, convencer o empresário Vanderlan Cardoso (PSB) se aliar ao grupo e desistir de encabeçar uma terceira via em Goiás.

“Acho que vamos ter definições no quadro estadual só em março. Avalio que o eleitorado goiano, pelas pesquisas, deseja um projeto novo, mas não sei até que ponto as estruturas partidárias consolidadas estão abertas para esta possibilidade”, afirma Madureira.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Eleições

Tião Peixoto é eleito vereador de Goiânia com 5.724 votos. Veja a lista com os eleitos

FATO Sebastião Peixoto (PSDB), volta à Câmara Municipal de Goiânia, após vencer...