domingo , 28 abril 2024
Goiânia

TV Anhanguera: “Alunos enfrentam lama e goteiras para estudar nas escolas da Prefeitura de Paulo Garcia”

Veja reportagem publicada no site G1 e veiculada na TV Anhanguera:

Alunos enfrentam lama e goteiras para estudar em bairros de Goiânia

No Residencial Orlando de Moraes, lamaçal dificulta acesso à escola.

Já no Parque Anhanguera, unidade com goteiras improvisa aulas em tenda.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Com a chegada da chuva, moradores de áreas onde as ruas não têm asfalto, em Goiânia, precisam encarar a lama para se locomover. Além disso, estudantes têm dificuldades para chegar até as escolas e enfrentam transtornos dentro das salas de aulas, como goteiras e infiltrações.

No Residencial Orlando de Moraes, na saída para Nova Veneza, a lama dificulta o acesso dos alunos à escola municipal, que tem o mesmo nome do bairro. Nesta quinta-feira (7), o pai de uma criança precisou colocar uma sacola no pé e carregar a filha no colo para conseguir deixar a menina na unidade de ensino. “Está um pouco complicado mesmo”, lamentou o professor Alessandro Ferreira.

E não são apenas os estudantes que sofrem. Uma mulher grávida de seis meses foi flagrada se arriscando no meio do barro, carregando a filha nos braços. “Eu quase levei uma queda. Eles [autoridades] precisam resolver isso o mais rápido possível, pois já tem três anos que moro aqui e até agora nada”, contou a dona de casa Vania Sales.

A babá Jussimeire Barbosa, que circula na região todos os dias, afirma que antes das chuvas o problema era a poeira, mas agora é a vilã é a lama. Emocionada, ela pediu atenção para o bairro. “Ontem, eu estava chorando de desespero na porta de casa, pois não dá para viver desse jeito, no meio da lama. Eles largaram a gente aqui e parece que somos porcos”, lamentou.

Já no Parque Anhanguera, na região sudoeste da capital, a Escola Municipal Francisco Matias teve que improvisar uma tenda para ministrar as aulas. Isto porque o telhado de uma das salas da unidade pode desabar a qualquer momento e existem muitas infliltrações.

Imagens feita pela mãe de um aluno (veja vídeo), que não quis se identificar, mostram que a biblioteca está interditada em função das goteiras, que são amparadas por baldes. “Há o risco de ter um desabamento, tanto na biblioteca como em algumas salas de aulas, onde as paredes são de placa”, destacou a professora Maria Cansogue.

A Secretaria Municipal de Educação disse que a escola já passa por uma reforma, iniciada no início do mês de setembro. A previsão é de que os trabalhos terminem em dezembro. Na sala onde o telhado pode desabar, segundo a pasta, será providenciado o reparo emergencial.

Já a  Secretaria Municipal de Obras (Semob) informou que as ruas do Residencial Orlando de Morais estão sendo asfaltadas e que uma equipe irá até as proximidades da escola municipal para realizar um serviço emergencial, até que a pavimentação do bairro seja concluída.

Assista:

http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/11/alunos-enfrentam-lama-e-goteiras-para-estudar-em-bairros-de-goiania.html

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...