Análise dura e objetiva dos jornalistas Ketllyn Fernandes e Thiago Burigato, no Jornal Opção online, apresenta o pré-candidato a governador do PSB, Vanderlan Cardoso, vivendo uma situação política cada vez mais difícil e complicada.
O maior problema de Vanderlan, segundo o texto, é o seu isolamento. O DEM já se afastou dele e o PDT, que representava uma boa possibilidade, dá sinais de que está pulando para os braços da aliança PMDB-PT, ao “perceber que o barco de Vanderlan pode não aguentar a força da tempestade”.
O que restaria ao milionário de Senador Canedo seria unicamente o terceiro lugar que ostenta nas pesquisas, com 11,5 pontos, atrás de Marconi Perillo e Iris Rezende. Mas, segundo os dois jornalistas, “Vanderlan permanece como nome o da terceira via, em terceiro plano do eleitorado, o que não deve ser interpretado necessariamente como sendo uma terceira opção”.
Os 11,5% pontos do empresário nas pesquisas não justificam qualquer comemoração e não significam, por si só, que a candidatura está eleitoralmente viabilizada.
A matéria encerra dizendo que o cenário partidário estadual e nacional não abre oportunidades para a ampliação do pouco apoio que a candidatura de Vanderlan tem até agora.