sexta-feira , 17 maio 2024
Nacional

A regra é clara: estatuto do PT determina expulsão sumária para quem é condenado

Nos debates da manhã de sábado na rádio 730, os jornalistas Welliton Carlos e Carla Monteiro tocaram em um tema que os petistas querem esquecer e não serem lembrados: o estatuto do partido.

Conforme Welliton Carlos, que sempre que pode faz questão de lembrar que vota no PT, o estatuto faz lei entre as partes.

Ou seja, obriga a legenda com o filiado e a legenda com a sociedade – através da Justiça Eleitoral. E os artigos 227 e 231 são claríssimos: José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e outros já deveriam estar expulsos da legenda.

***

Veja o conteúdo destes artigos:

Art. 227. Constituem infrações éticas e disciplinares:

I – a violação às diretrizes programáticas, à ética, à fidelidade, à disciplina e aos deveres partidários ou a outros dispositivos previstos neste Estatuto;
(…)

III – a improbidade no exercício de mandato parlamentar ou executivo, bem como no exercício de mandato de órgão partidário ou de função administrativa;
(…)

IV – a atividade política contrária ao Programa e ao Manifesto do Partido.

Agora, o leitor do Goiás24horas diz o que o partido reserva para a expulsão:

Art. 231. Dar-se-á a expulsão nos casos em que ocorrer:
(…)

XII – condenação por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado.
Parágrafo único: A pena de expulsão implica o imediato cancelamento da filiação partidária, com efeitos na Justiça Eleitoral.

***
Ou seja, condenados por sentença transitada em julgado, os mensaleiros deveriam ser expulsos imediatamente.

Os jornalistas questionaram os militantes antigos do PT a levarem uma denúncia formal no diretório do partido cobrando providências. Afinal, o estatuto é claro. Vamos repetir as palavras: “con-de-na-do”. E todos mensaleiros estão condenados, no que se chama de sentença transitada em julgado.

Os filiados devem consultar o artigo 232 e preparar a expulsão dos condenados com cópia da decisão que está no site do STF e cópias de reportagens que mostram que os petistas têm agora como domicílio o presídio da Papuda.
Eis o link com o estatuto do PT

Artigos relacionados