sábado , 11 janeiro 2025
Goiás

Dona Iris vai fazer turismo em Montevidéu. Adivinhe quem vai pagar a conta: nós, contribuintes

A deputada Iris Araújo anunciou pelo Twitter que está arrumando as malas para fazer turismo em Montevidéu e participar de reunião do inútil Parlamento do Mercosul.

A reunião será nos dias 2 e 3 dezembro, a partir das 9h, no Uruguai.

Tratará do planejamento das sessões e de assuntos administrativos do colegiado. A sessão contará com as presenças das delegações dos cinco países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) após dois anos sem reuniões deliberativas.

O primeiro assunto da pauta é o adiamento – para 2019 ou 2020 – das eleições diretas para representantes desses países no Parlasul. Segundo acordo político firmado há três anos, os integrantes do bloco deveriam eleger diretamente seus representantes até o final do ano que vem, mas só o Paraguai cumpriu o prazo.

“Há três projetos em discussão e nós ainda não levamos à apreciação do Plenário nenhum deles. Existe cautela e preocupação, até porque, de alguma maneira, isso está associado à necessidade de uma reforma política no Brasil, que nós não fomos capazes de fazer”, disse o presidente da Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul, deputado Newton Lima (PT-SP).

A Representação Brasileira é composta por 27 deputados e dez senadores. Eles tomaram posse há dois anos, quando se buscava retomar as atividades do Parlasul, o que não ocorreu. Diferentes problemas nos países integrantes do bloco levaram à interrupção das reuniões nos últimos três anos. O principal deles foi a demora na indicação dos parlamentares da Argentina, que ficou dois anos sem representação.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...